Câmara de Lagos reforça medidas para reduzir risco de exposição e contágio por COVID 19

16:44 - 13/03/2020 LAGOS
Equipamentos culturais e desportivos municipais, entre outros, vão estar, a partir de hoje e até ao próximo dia 27 de março, encerrados ao público.

Esta é uma das medidas decididas pelo executivo municipal lacobrigense para minimizar os comportamentos potenciadores da disseminação do vírus e da doença que assola o mundo inteiro, não obstante se desconhecerem quaisquer casos confirmados ou suspeitos de contágio por COVID 19 no concelho de Lagos.

No comunicado ontem difundido pela autarquia, identificam-se, para além desta, outras medidas que integram o Plano de Contingência ativado, designadamente: a suspensão de atividades de âmbito cultural, desportivo e atividades de enriquecimento curricular que já estavam agendadas e a agendar, nomeadamente projetos/ programas municipais; a suspensão do serviço de transporte em autocarros do município para atividades de âmbito cultural, desportivo e escolar extracurricular (o município continua a garantir o transporte regular de alunos para os diversos estabelecimentos de ensino do concelho enquanto os mesmos tiverem atividade letiva); a suspensão dos atendimentos presenciais, efetuados pelos serviços técnicos, alvo de agendamento prévio, promovendo-se a sua realização, sempre que possível, por via eletrónica ou telefone; a suspensão das feiras de velharias do concelho; e a suspensão do Mercado Mensal que se realiza no recinto de feiras.

A autarquia recomendou ainda aos munícipes que não se desloquem aos Serviços de Atendimento/ Gabinete do Munícipe, exceto em situações de urgência. Como alternativa ao atendimento presencial, a Câmara Municipal de Lagos disponibiliza canais de atendimento à distância, os quais estão a ser reforçados. Os munícipes poderão resolver muitos assuntos e obter informações de vária ordem, nomeadamente, a celebração ou alteração de contratos de água, envio de formulários por e-mail para ativação de débito direto, adesão à fatura eletrónica, esclarecimentos sobre processos de urbanismo e edificação, Espaço do Cidadão, entre outros.

A decisão quanto ao primeiro pacote de medidas a implementar foi tomada ontem, dia 12 de março, após séria e devida ponderação, face aos mais recentes dados e recomendações emitidas pelas autoridades de saúde pública, bem como em resultado da análise concertada com os demais municípios da região. Contudo, na sequência das recentes medidas decretadas pelo Governo, no âmbito da redução de risco de exposição e contágio por COVID 19, já esta manhã o município de Lagos decidiu implementar adicionalmente um novo conjunto de medidas (a vigorar de 14 a 27 de março) que agora se anunciam, a saber:

·       Suspensão da atividade do Mercado de Levante, nomeadamente mercado de sábado e Viv’ ó Mercado (4ªs feiras);

·       Redução do horário de funcionamento de todos os estabelecimentos de restauração e bebidas até às 24 horas;

·       Suspensão da emissão de autorizações para animação de rua;

·       Suspensão do serviço de transporte A ONDA, nomeadamente das linhas vermelha, azul, turquesa e cinza (a partir de 16 de março);

·       Realização de reuniões Câmara, nas datas e horários previstos, com presença somente do executivo municipal.

Os interessados na devolução do valor dos bilhetes dos espetáculos que foram cancelados deverão efetuar a comunicação por e-mail à Câmara Municipal ou dirigir-se ao local de venda dos bilhetes (Centro Cultural) em data a anunciar oportunamente.*

O município de Lagos está ciente dos efeitos económicos que o atual quadro de pandemia pode acarretar, contudo acredita que as medidas agora tomadas poderão contribuir para que, num futuro próximo, o impacto do COVID 19 na vida económica do concelho possa ser diminuto.

Neste momento particularmente delicado, o município apela à compreensão e sentido cívico de todos, aconselhando a que sejam seguidas com rigor todas as recomendações emanadas pelas autoridades de saúde pública (https://www.dgs.pt/) e informa ainda, que reforçou as medidas de higienização e segurança dos seus espaços, nomeadamente no atendimento ao público.

Estas medidas estarão a ser avaliadas em permanência para um eventual prolongamento ou reforço, caso se afigure necessário.

Lista de equipamentos encerrados ao público (continuando os colaboradores municipais a desenvolver a sua atividade interna):

- Arquivo Municipal (Portas da Vila)

- Biblioteca Municipal

- Ludotecas

- Polos de Leitura

-  Centro de Documentação do Museu Municipal Dr. José Formosinho

- Igreja de Santo António

- Fortaleza Ponta da Bandeira

- Mercado dos Escravos

- Armazém do Espingardeiro

- Edifício dos Antigos Paços do Concelho

- Fototeca Municipal

- Centro Cultural de Lagos

- Espaço Jovem

- Canil Municipal de Lagos

- Equipamentos Desportivos geridos pela Lagos em Forma, E.M.,S.A. (piscina, pavilhão municipal e estádio)

- Mercado de Levante

 

Canais de atendimento à distância disponíveis:

·       Correio eletrónico: expediente.geral@cm-lagos.pt

·       Call Center:  282 771 706;  282 780 978; 282 771 702

·       Central Telefónica:  282 780 900;  282 771 700; 282 771 775

Submissão de pedidos online: em www.cm-lagos.pt; opção “Balcão Virtual”; opção “Pedidos Online”

 

Por: CM Lagos