VRSA reúne Comissão de Proteção Civil e garante alojamento para profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança

17:10 - 19/03/2020 VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
A presidente da Câmara Municipal de VRSA, Conceição Cabrita, reuniu-se, esta quinta-feira, com a Comissão Municipal de Proteção Civil para fazer o acompanhamento e monitorização das medidas de prevenção da COVID-19.

A sessão teve lugar nos Paços do Concelho e serviu para realizar um balanço das ações tomadas até ao momento e para avaliar as estratégias a aplicar durante os próximos 15 dias, agora que foi decretado o estado de emergência nacional.

De forma a proteger os profissionais de saúde, forças de segurança e bombeiros, duas unidades hoteleiras do concelho (Hotel Apolo e “Casa de Cacela”) disponibilizaram-se para oferecer alojamento gratuito para estes profissionais que se encontrem em situação de deslocamento ou que queiram evitar pernoitar no domicílio para evitar o contágio de familiares.

Na mesma linha, a autarquia já entrou em contacto com diversas superfícies comerciais do concelho para avaliar a possibilidade de ser reservado um horário específico e exclusivo para os profissionais de saúde, forças de segurança e bombeiros.

Com o objetivo de avaliar o impacto do Coronavírus nas unidades hoteleiras do concelho, a Câmara Municipal de VRSA está também a contactar os empresários do setor e a fazer um ponto de situação sobre o número de hóspedes ainda alojados e sobre as medidas preventivas e económicas que as unidades irão adotar nas próximas semanas.

Entretanto, as 16 Câmaras Municipais do Algarve transferiram para o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve uma verba no valor de 1.380.000,00€ para a aquisição de equipamentos e materiais necessários às unidades hospitalares da região no combate à COVID-19.

Fazem parte desta lista 30 ventiladores invasivos, termómetros e material de proteção individual, como máscaras, luvas e fatos.

 

Por: CM VRSA