FAMÍLIAS MAIS FRAGILIZADAS VÃO TER «RESPOSTA JÁ!» POR PARTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALBUFEIRA

10:59 - 26/03/2020 ALBUFEIRA
Responder no imediato a um conjunto de dificuldades que se colocam às famílias do concelho. Este é o principal objetivo do «Resposta Já!», programa desenvolvido pela Câmara Municipal de Albufeira, em parceria com a AHSA - Associação Humanitária de Solidariedade de Albufeira.

Através desta iniciativa, serão sinalizadas e encaminhadas as famílias que apresentem dificuldades imediatas de liquidez, de maneira a que o Município possa acudir em casos relacionados com pagamentos fixos e inadiáveis.

A Câmara Municipal de Albufeira reforça o apoio social às famílias do concelho. Em pleno Estado de Emergência Nacional, são muitas as famílias que perdem a liquidez necessária para fazer face aos seus compromissos. Nesse sentido, e complementando um conjunto de medidas já anunciadas no âmbito do apoio às famílias e às empresas, a Câmara Municipal firmou um protocolo com a AHSA – Associação Humanitária Solidariedade de Albufeira, com vista a resolver as situações mais prementes.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira esclarece que "esta é mais uma medida para mitigar a atual situação de dificuldade social e que pretende ser muito prática no sentido de acudir no imediato à falta de liquidez das famílias". O autarca diz ainda que "estes apoios são fundamentais, mais ainda quando criados em rede, neste caso com uma Associação com reconhecido trabalho no terreno a este nível, podendo ainda estender-se a outras entidades em função do cenário que formos traçando". 

Através dos Serviços de Apoio Social, serão identificados e sinalizados os agregados familiares que necessitam desse contributo.

Ana Pífaro, vice-presidente da Câmara com o pelouro dos Assuntos Sociais, refere que "este instrumento procura responder no imediato ao nível da aquisição e disponibilização de bens de primeira necessidade, seja alimentação, higiene, ou medicação, mas também no apoio ao pagamento das despesas fixas mensais, relacionadas com água, eletricidade ou gás".

As famílias interessadas em ter acesso ao "Resposta Já!" deverão formalizar o seu pedido através do mail accao.social@cm-albufeira.pt ou no link https://www.cm-albufeira.pt/content/plano-de-emergencia-covid19, ou para mais esclarecimentos 289 599509/ 289598867. O mesmo deve ser acompanhado de documento de identificação de todos os elementos do agregado familiar, documentos comprovativos de eventual situação de desemprego, documentos relativos ao montante das prestações sociais -RSI, Pensão de Invalidez, Pensão de Velhice, entre outros - bem como os últimos dois recibos de vencimento dos elementos do agregado familiar nessa condição. Para outros esclarecimentos e encaminhamento devido, a Câmara Municipal de Albufeira disponibiliza a Linha Gratuita 800 219 289.

 

Por: CM Albufeira