Orçamento Participativo de Odemira 2020 | ODEMIRA INICIA NOVO PROCESSO OP DEDICADO AO AMBIENTE E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

12:55 - 30/03/2020 ALENTEJO
Um Orçamento Participativo (OP) desmaterializado e dedicado em exclusivo ao tema «Ambiente e Alterações Climáticas» são as novidades no processo de participação pública de Odemira para 2020,

que afeta este ano o valor global de 300 mil euros para as propostas de âmbito municipal. O novo ciclo do OP inicia com a fase de apresentação de propostas, que decorre entre os dias 1 de abril e 30 de junho. Após a análise técnica, durante o mês de novembro abrirá a fase de votação, onde serão os cidadãos a decidir quais as propostas a concretizar pelo Município.

Após terem sido incorporadas as propostas de natureza imaterial no último ano, o OP de Odemira é em 2020 um OP temático: todas as propostas devem incidir na área do Ambiente e Alterações Climáticas, decisão que visa potenciar e prover a consciencialização para a sustentabilidade, preservação e conservação do meio ambiente. São elegíveis projetos apresentados relativos ao tema,  designadamente nas áreas da eficiência energética e hídrica, otimização e recolha de resíduos, energias alternativas e remoção de espécies invasoras, entre outras.

Tendo em conta a situação de pandemia do Covid-19, são incorporadas alterações que visam um processo 100% desmaterializado: as propostas  devem ser apresentadas exclusivamente em formato digital (através da página online www.op.cm-odemira.pt) e será realizado um Encontro de Participação digital através de sistema de videoconferência.

O valor afeto ao processo do OP Municipal é de  300 mil euros, sendo 150 mil euros para os projetos promovidos nas freguesias do interior do concelho com população inferior a 1500 habitantes e 150 mil euros para projetos nas freguesias do litoral e/ou com população superior a 1500 habitantes. Podem ser apresentados projetos transversais ao território. As propostas, materiais e imateriais, não devem ultrapassar o valor de  75 mil euros, incluindo custos de elaboração dos projetos, bem como o IVA à taxa legal em vigor.

Podem participar no Orçamento Participativo de Odemira todos os cidadãos a partir dos 14 anos de idade, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho.

Dinamizado de forma ininterrupta desde 2011, o Orçamento Participativo integra a estratégia do Município de Odemira para potenciar a participação pública, através de fatores positivos e construtivos, baseados em princípios de proximidade, transparência e oportunidade.

Numa lógica “Odemira concelho 100% OP”, em simultâneo com o OP Municipal, decorrem os processos de OP das Freguesias, para os quais o Município atribui o valor de 10 mil euros para cada uma das 13 freguesias.

 

Por: CM Odemira