Câmara de Aljustrel estendeu doação de viseiras de rosto a entidades públicas e instituições de solidariedade social do Baixo Alentejo

13:42 - 31/03/2020 ALENTEJO
A Câmara Municipal de Aljustrel continua a doar, através de uma parceria de produção estabelecida neste território entre a autarquia e a Associação Buinho, e aquisição à empresa Retângulo Vermelho, também com sede neste município, viseiras de rosto a entidades públicas e instituições de solidariedade social.

Desta feita, foram entregues, por este município, mais 300 unidades na região do Baixo Alentejo.

No total, já foram, assim, doadas 650 viseiras de rosto, estendendo-se agora a entrega às Farmácias do Concelho de Aljustrel, mas também ao Centro de Saúde de Cuba, à Santa Casa da Misericórdia de Cuba, ao Centro de Saúde de Castro Verde, à Fundação Domingos Simão Pulido, de Vidigueira, ao Centro Social Nossa Senhora da Graça de Baleizão, aos Bombeiros Voluntários de Grândola, à Fundação Joaquim António Franco e Seus Pais, de Casével, e ResiAlentejo.

Recorde-se que, na sexta-feira passada, já tinham sido entregues 350 unidades a instituições de solidariedade social do Concelho de Aljustrel, aos Bombeiros Voluntários de Aljustrel, à Guarda Nacional Republicana de Aljustrel (GNR), ao Centro de Saúde de Aljustrel e à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

A Câmara de Aljustrel continua, deste modo, empenhada em continuar esta distribuição a nível regional, mas esclarece que apenas esta a ofertar, dentro das suas possibilidades, algumas IPSS e entidades públicas. No entanto, particulares e empresas privadas que estejam interessados em adquirir este equipamento de proteção podem encontrá-lo, a um preço mais baixo do que está a ser praticado no mercado, na Retângulo Vermelho, que se encontra instalada no Parque Industrial de Aljustrel, e que está a produzir e comercializar o seu próprio modelo de viseira de rosto.

A autarquia, no seu espaço de fabricação digital (Makerspace), instalado no Centro d’Artes de Aljustrel, e a Associação Buinho, no seu fablab, em Messejana, continuam a produzir estas viseiras, e, mais uma vez, apelam a todos os fornecedores que possam ter em sua posse acrílico opaco (não transparente/cristal), de preferências de 3 mm, mas também pode ser de 2mm ou de 4 mm, que queiram associar-se a esta parceria, uma vez que o stock deste material está a desaparecer rapidamente no mercado, e, neste momento, é importante para continuar esta produção.

O objetivo é alargar esta plataforma colaborativa a outras entidades e continuar a dar resposta às necessidades sentidas por diversas entidades para fazer face à pandemia provocada pelo COVID-19. O Município de Aljustrel continua, deste modo, empenhado em contribuir positivamente para o combate a esta pandemia global e, dentro das suas possibilidades, com a intenção que esta resposta se estenda não apenas ao seu território, mas também ao Alentejo e ao País.

 

Por: Município de Aljustrel