SUBCOMISSÃO COVID-19 ALJEZUR REÚNE PARA VISITA AO LAR DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA E À UNIDADE DE LONGA DURAÇÃO E MANUTENÇÃO (ULDM)

09:36 - 15/04/2020 ALJEZUR
Teve lugar mais uma reunião da Subcomissão COVID-19, dia 13 de Abril, desta vez mais reduzida, onde estiveram presentes, o Delegado de Saúde Pública, Dr. Luís Cadinha, a Técnica de Saúde, Maria José, o Presidente da Câmara, José Gonçalves, a Técnica da Segurança Social, Dr.ª Ana Pinela e o Comandante dos Bombeiros, Mário Costa.

Esta subcomissão COVID-19 que foi constituída no dia 20/3/2020, no âmbito da Pandemia do Coronavírus COVID-19, reúne duas vezes por semana, fazendo parte da mesma as seguintes entidades: Autoridade Local de Saúde Pública, a Câmara Municipal, a Segurança Social, os Bombeiros, a GNR - Territorial e a GNR – Unidade de Controlo Costeiro.

A reunião teve como propósito a visita à Santa Casa da Misericórdia, especificamente às instalações do Lar e Centro de Dia de Aljezur, assim como à Casa da Criança do Rogil, mais especificamente à Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM) de Aljezur. O principal objetivo foi, para in loco, se poder avaliar estas unidades,  que neste momento albergam cerca de 90 utentes, sendo 60 no Lar e 30 na ULDM, além de todos os trabalhadores das mesmas, permitido assim verificar as medidas tomadas e a tomar, circuitos de trabalho, aspetos técnicos a melhorar na utilização dos equipamentos de proteção individual bem como preparar mais uma série de outras ações, caso sejam necessárias.

Esta subcomissão tem vindo a trabalhar deste o dia da sua constituição, nas diferentes áreas da pandemia do COVID-19, desenvolvendo e a criando condições de segurança de combate e propagação do vírus, num trabalho conjunto presidida pelo Delegado de Saúde.

Estas duas entidades, a Casa da Criança de Rogil e a Santa Casa da Misericórdia, estão com os seus planos de contingência ativados e uma série de medidas preventivas para minimizar a possibilidade de contágio deste vírus. Além das medidas internas tomadas por ambas as unidades, quer no aspeto de gestão de recursos humanos e práticas a redobrar os cuidados de higiene, foram criadas condições no edifício do Centro de Dia, na zona antiga de Aljezur, para acolhimento de cerca de 10 utentes, caso necessário.

Neste momento tem o Município de Aljezur preparado o primeiro espaço de retaguarda, em caso de necessidade, o Pavilhão Desportivo da EBI/JI de Aljezur, onde formam montadas cerca de 30 camas e alguns outros equipamentos de modo a receber pessoas que possam ter de ser deslocadas de outros locais.  De reforçar a grande cooperação e preocupação destes dois equipamentos sociais, onde os utentes pela sua já avançada idade e em alguns casos a sua frágil condição de saúde, sejam foco de potencial risco e de redobrada preocupação para todas estas entidades. 

De realçar ainda, que de um modo muito responsável e de colaboração mútua, estas entidades têm dado o melhor de si, para responder da melhor e rápida forma, em caso de necessidade. 

 

Por: Município de Aljezur