Coordenador regional do combate à Covid-19 visita Zona de Apoio à População de VRSA

16:52 - 29/04/2020 VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
O coordenador regional do combate à Covid-19, José Apolinário, reuniu-se, esta quarta-feira, com a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita,

para conhecer o dispositivo de prevenção montado no concelho e para visitar a Zona de Apoio à População (ZAP) instalada no Pavilhão João Ilídio Setúbal, em VRSA.

Durante a ocasião, a autarca enumerou as medidas já desenvolvidas na prevenção, combate e apoio aos munícipes afetados pela situação de pandemia e solicitou ao também Secretário de Estado das Pescas a continuação da realização de testes aos utentes e funcionários dos lares do concelho.

A visita do secretário de estado foi acompanhada pelo Comandante Operacional Distrital da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, pelo Tenente Coronel Bartolomeu e pela subcomissão municipal de Proteção Civil de VRSA.

A visita à ZAP de VRSA - a qual disponibiliza 85 camas nas devidas condições de higiene e segurança e está a postos para dar uma resposta rápida a possíveis situações de emergência e auxílio - foi conduzida pela presidente da Câmara Municipal de VRSA, tendo as excelentes condições do equipamento sido apontadas pela comitiva como “um modelo exemplar” na região do Algarve.

Recorde-se que, além de VRSA, também a freguesia de Vila Nova de Cacela conta com uma Zona de Apoio à População (ZAP), com 47 camas, instalada no Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Nova de Cacela.

O coordenador regional do combate à pandemia causada pela Covid 19 tem como missão “assegurar uma melhor coordenação dos serviços da administração central de nível regional ou distrital e a devida articulação supramunicipal”.

É ainda responsável pela “coordenação das entidades, organismos ou serviços de âmbito regional ou distrital da administração direta e indireta do Estado, necessários no combate à pandemia de Covid-19”.

 

Por: CM VRSA