PARTIDO CHEGA ACUSA A CM LOULÉ DE DUALIDADE DE CRITÉRIOS NA ÁREA DO URBANISMO

19:05 - 02/07/2020 POLÍTICA
O PARTIDO CHEGA Loulé, em intervenção na Assembleia Municipal de Loulé, abraça a causa de contestação contra a existência de dualidade de critérios no pelouro do urbanismo da Câmara Municipal de Loulé e provoca uma baixa pesada,

pois em apenas três intervenções de um militante e do presidente da distrital de Faro, em duas Assembleias Municipais realizadas na mesma semana, provocaram a demissão do órgão mais elevado do concelho, o Presidente da Mesa da Assembleia, Prof. Doutor Adriano Pimpão.

 Após intervenção do Arquiteto João de Carvalho Ferreira na Assembleia Extraordinária de dia 23 de Junho, que fez chegar à Mesa um documento explicativo de todas as suspeitas de ilegalidades processuais e crimes urbanísticos, (documento esse que já havia sido entregue à Sra. Vereadora há cerca de um ano atrás), em que demonstra a nítida dualidade de critérios, e pediu para que o mesmo documento fosse entregue a todos os membros da Assembleia Municipal. O prof. Doutor Adriano Pimpão sabia que a Sra. Vereadora já tinha em sua posse esse documento e por isso já o havia analisado, mas fez vista grossa, ao contrário, o presidente da Assembleia Municipal, após analisar tais documentos, sentiu que com a informação plasmada, este assunto seria de muita gravidade, para o executivo e (sentiu ele), que seria igualmente perigosa para a própria Assembleia, pelo que, sentiu-se na obrigação de agir face às suas competências e responsabilidades, ao constatar, que a matéria é da responsabilidade do executivo municipal e não de terceiras entidades, como a Sra. Vereadora estava a tentar justificar.

Na Assembleia Ordinária de dia 26 de Junho, o mesmo arquiteto volta a interpelar a Sra. Vereadora do Urbanismo, agora com outro assunto, embora sobre o mesmo tema. Desta feita aborda outro caso concreto, resultante de uma parceria com Arquiteto Hugo Vestia Teixeira, fazendo chegar à mesa o respetivo processo. Nesta mesma Assembleia, intervém no espaço dedicado ao público, o Dr. Jorge Jesus Presidente da Distrital de Faro do Partido CHEGA, indignado com a passividade dos presentes, solicitou igualmente esclarecimentos ao executivo.

O prof. Doutor Adriano Pimpão mostra-se incomodado com a ligeireza e o desprezo do executivo da Câmara, face ao não tratamento dos factos ali expostos e questionados, deparando-se com a total apatia do Presidente Vítor Aleixo e sua Vereadora Dr.ª Heloísa Madeira, por estes não estarem a zelar pelo bom nome da Câmara Municipal de Loulé, com a agravante do presidente do executivo nunca lhe responder, mas ser constantemente interpelado pela vereadora Dr.ª Heloísa Madeira, com algumas inverdades, numa atros defesa do funcionário Arq. Carlos Neves, Chefe de Divisão do Urbanismo, refutando a responsabilidade para um mero “lapso de digitalização de documentos”, no entanto digitalização essa que apuramos ter sido numa altura em que o mesmo Arq. Carlos Neves foi o responsável pela digitalização dos processos. Algo de comprometedor tem que existir, pois a Sra. Vereadora, disse manter a total confiança técnica no seu Chefe de Divisão.

O prof. doutor Adriano Pimpão insiste em clarificar o executivo, que o tema ali apresentado é grave e da responsabilidade da Câmara e que o mesmo deve ser tratado de uma vez por todas, mas em vez de ser agradecido, foi atacado e interrompido constantemente pela Vereadora e pelo Deputado Municipal Carlos Costa do PS, ao ponto de ser questionada a sua legitimidade de Presidente da Assembleia, em que o Presidente da Mesa tenta esclarecer em sua defesa, que não é um mestre de cerimonias, nem uma caixa de correio, nem distribuidor de papéis, mas sim responsável máximo pelo órgão competente e com responsabilidades acrescidas a que foi sujeito na aceitação de chefiar este órgão municipal. O professor doutor Adriano Pimpão face a não conseguir exercer as suas funções de preservar a democracia na assembleia, demite-se.

 

Loulé, 02 de Julho de 2020, o Núcleo Concelhio de Loulé do Partido CHEGA.

Presidente do Núcleo Concelhio de Loulé