Incêndios: Trinta concelhos de cinco distritos do continente em risco máximo

09:09 - 09/07/2020 ATUALIDADE
Trinta concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

Segundo o IPMA, pelo menos até ao fim da semana vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em vários concelhos do continente por causa do tempo quente.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste e no interior da região sul até meio da manhã.

Durante a tarde, prevê-se um aumento de nebulosidade nas regiões do interior norte e centro com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, ocasionalmente de granizo e acompanhados de rajadas e trovoada.

Está também previsto vento fraco, tornando-se moderado e predominando de noroeste a partir da tarde, soprando por vezes forte com rajadas até 60 quilómetros por hora na faixa costeira ocidental e nas terras altas.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste e subida da temperatura máxima, exceto do nordeste transmontano e no sotavento algarvio, sendo acentuada no litoral norte.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Évora e Beja) e os 20 (em Bragança) e as máximas entre os 23 (em Aveiro) e os 36 (em Évora).

Por causa do tempo quente, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) decretou na segunda-feira a passagem de 10 distritos, maioritariamente no interior, ao estado de alerta especial laranja devido a risco de incêndio rural muito elevado ou máximo.

A ANEPC, através do seu comando nacional, decretou a passagem para o estado de alerta especial laranja para os seguintes distritos: Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu”.

Mantém-se o estado de alerta especial amarelo para os restantes distritos do país

 

Por: Lusa