Serão os nutricionistas todos nutricionistas?

10:12 - 26/07/2020 OPINIÃO
Por Teresa Lourenço | Nutricionista | Cédula Profissional 3087N tmlourenconutricao@gmail.com

Devido às últimas notícias sobre a publicação de um livro relacionado com o Jejum Intermitente, cuja autora é alguém falsamente intitulada como Nutricionista, considerei importante escrever este artigo.

Para uma pessoa iniciar o seu percurso para se tornar Nutricionista, tem que frequentar o ensino superior: Licenciatura com 4 anos (240ECTS) - Licenciatura em Dietética e Nutrição, Licenciatura em Dietética e Licenciatura em Ciências da Nutrição, ao longo do curso é sujeita a diversas provas de avaliação técnico-científica e estágios. No final do curso e para desempenhar a profissão de Nutricionista, tem que se inscrever na Ordem dos Nutricionistas como membro estagiário, realizar um estágio à Ordem e por fim exames de admissão. Só após a aprovação e emissão de Cédula profissional, é que a pessoa se encontra apta a ter o título profissional de Nutricionista.

A Ordem dos Nutricionistas é a associação pública profissional que regula o acesso e o exercício da profissão de nutricionista, representa e defende os interesses gerais da profissão, zela pela função social, dignidade e prestígio da mesma; atribui, em exclusivo, o título profissional de nutricionista; e emite as cédulas profissionais dos nutricionistas.

É fundamental que seja acompanhado por um profissional com formação, uma vez que, se o seu regime/plano alimentar não tiver bases científicas robustas, pode desencadear desequilíbrios nutricionais e consequentemente patologias associadas. Lembre-se que um Nutricionista deve orientar a sua ação para a salvaguarda da saúde humana através da promoção da saúde, prevenção e tratamento da doença pela avaliação, diagnóstico, prescrição e intervenção alimentar e nutricional.

Esteja atento(a) a possíveis “técnicos de nutrição” que não são nutricionistas e, pode sempre visitar o site da Ordem dos Nutricionistas para confirmar a veracidade do título profissional.