MEDICAMENTOS? LIGUE 1400

11:56 - 24/07/2020 SAÚDE
MAIS DE 27.500 PORTUGUESES JÁ RECORRERAM À LINHA DE CONTACTO COM AS FARMÁCIAS

Linha telefónica gratuita para encomenda de medicamentos

548 pessoas no distrito de Faro já beneficiaram da identificação rápida da farmácia de serviço noturno mais próxima

Apoio para encontrar medicamentos de disponibilidade reduzida

 

Mais de 27.500 portugueses já recorreram à Linha 1400, o serviço telefónico gratuito lançado há quatro meses pelas farmácias portuguesas, que garante o acesso a medicamentos com aconselhamento farmacêutico 24 horas por dia. 

Quarenta e quatro por cento usaram o serviço à noite, período onde a utilização da Linha 1400 é especialmente recomendada. No distrito de Faro, 548 pessoas beneficiaram já deste apoio noturno na identificação rápida da farmácia de serviço mais próxima e validação de disponibilidade dos pedidos após a saída de uma urgência hospitalar ou em necessidade súbita de um medicamento urgente. A Linha identifica rapidamente a farmácia de serviço mais próxima e com disponibilidade para responder aos pedidos, evitando deslocações desnecessárias. O número 1400 pode ainda ser usado para planear visitas à farmácia e ajudar a encontrar medicamentos urgentes de disponibilidade reduzida.

Quem necessitar de medicamentos basta ligar 1400, de qualquer rede móvel ou fixa, e fazer a sua reserva ou encomenda. As chamadas são gratuitas. O serviço, disponível em todo o país, garante a cada português que terá à sua espera, na farmácia da sua preferência, todos os medicamentos e produtos de saúde de que necessita, havendo ainda diversas modalidades de entregas ao domicílio garantidas em todo o país.

«A Linha 1400 reforça a acessibilidade dos portugueses às suas farmácias e aos medicamentos neste novo normal, prestando um serviço farmacêutico completo e seguro», destaca Ana Cristina Gaspar, vice-presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF). Simultaneamente, acrescenta, «este é um serviço de conveniência, que permite às pessoas poupanças de tempo e deslocações».

A escolha da farmácia cabe a cada cidadão. O atendimento telefónico informa quais as farmácias mais próximas com os medicamentos disponíveis. Antes de enviar qualquer encomenda, a farmácia escolhida contacta sempre o utente para o esclarecer quanto aos benefícios, riscos e instruções a seguir para o bom uso dos medicamentos. As farmácias garantem ainda a dispensa de medicamentos ao domicílio, em todo o país, com serviços próprios, em parceria com autarquias, IPSS e os CTT.

Por: LPM