OURIQUE NA ROTA DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

09:00 - 29/07/2020 ALENTEJO
A sustentabilidade é um princípio que está subjacente à gestão do território de Ourique,
 

seja nos investimentos concretizados na rede de distribuição de água, no tratamento de esgotos ou na separação dos resíduos domésticos, seja nos impulsos que se constituem em sementes de construção do futuro.

A lógica de agir no presente para acautelar o futuro é fundamental para apoiar as comunidades na transformação dos hábitos e estilos de vida rumo a um maior sentido de responsabilidade ambiental e à procura de novos equilíbrios que permitam combater as alterações climáticas.

 Depois de, há cerca de duas semanas, ter sido inaugurado um posto de apoio aos ciclistas, o Centro de Cycling de Ourique, estão a decorrer as obras de ligação da Rede elétrica à Praça Padre António Pereira, em Ourique (junto à praça dos táxis), que permitirão a instalação de um Posto de Carregamento para viaturas elétricas.

 Ourique pretende estar na rota da mobilidade sustentável, garantindo um ponto de abastecimento para quem cá vive e para quem nos visita, em mais um fator de atratividade do território e de apoio ao comércio local.

 A mobilidade sustentável é aquela em que o meio de transporte consome menos energia e, em simultâneo, produz menos poluição por quilómetro percorrido.

A definição corresponde a um modelo de organização do transporte humano com o mínimo impacto ambiental.

 Os veículos elétricos com crescente quota de mercado em Portugal, são um pilar importante na transição energética em curso, que assume uma relevância importante no progressivo abandono do consumo de combustíveis fósseis, na valorização das energias renováveis e no combate às alterações climáticas, num quadro de compromissos nacionais e internacionais para o cumprimento de metas na redução da poluição.

 O Município de Ourique, com uma visão integrada das necessidades e do território, continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural.

Por: CM Ourique