BENNY E O FUTEBOL COMO ESCOLA DE VIRTUDES

10:23 - 18/08/2020 OPINIÃO
Por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano | pinguinhaluisjose@gmail.com

Nome: Bernardo Silva Teixeira António Pereira “Benny”

Ano nascimento: 2003 (11 janeiro)

Benny, jogador do Louletano, foi o primeiro a receber um cartão branco no Campeonato Nacional de Juvenis (1 março 2020)

Bernardo Pereira “Benny” (2003)

 

Bernardo Pereira, Benny como nome desportivo, é um jogador bastante interessante. Sem possuir a clarividente e eficaz obsessão pelo golo de Cristiano Ronaldo, sem possuir a magia imaginativa de Messi e sem possuir a precisão de passe de longa distância do “sniper” Ruben Neves, Benny impressiona pela capacidade que denota em controlar todo o lado direito da sua equipa. Sólido e competente a defender, voluntarioso e altamente competitivo, também no processo ofensivo Benny integra-se bastante bem, cruzando certeiro e rematando forte e a propósito.

Tendo ainda dois anos de juniores à sua frente até atingir o escalão sénior e mantendo, como se espera e deseja, toda a dedicação e todo o empenho que tem evidenciado, nos treinos e nos jogos, ao longo da sua carreira, estamos seguros que Benny continuará a evoluir e atingirá um patamar competitivo digno de realce.

Por outro lado, a personalidade empática e altruísta que o caracteriza valeu-lhe um apetitoso prémio: foi o primeiro jogador na história do Campeonato Nacional de Juvenis a receber um cartão branco (árbitro Fábio Varanda, da Associação de Futebol de Setúbal, jogo Estrela Vendas Novas / Louletano, disputado no dia 1 de março 2020).

Segundo a definição da FPF "o cartão branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos".

O episódio conta-se rápido: Benny quando se encaminhava perigosamente para a baliza adversária, apercebeu-se que o adversário que estava à sua ilharga tinha caído e estava a contorcer-se com dores. De imediato, e dado o aparato da queda e os gritos de dor do jogador do Alto Alentejo, Benny largou a bola dirigiu-se ao adversário, a fim de se inteirar se este necessitava de apoio médico urgente. E, por isso, viu o cartão branco.

O anormal deste episódio é que uma atitude que deveria ser considerada normal é rotulada de anormal, no sentido de invulgar, e, por isso, premiada. Daí, e porque entende que o futebol pode, e deve ser, também, uma escola de virtudes, o Departamento de Futebol de Formação do Louletano Desportos Clube criou a Unidade de Boas Práticas. Em prol do futuro do Futebol, em prol do futuro de todos nós.  

 

Brígida Dias, a Diretora do Louletano, gestora da

Unidade de Boas Práticas do Futebol de Formação do Clube