EXPOSIÇÃO «PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2020 COIMBRA» LEVA A LOULÉ REPORTAGEM SOBRE O DRAMA DOS LUSO-VENEZUELANOS

15:36 - 07/08/2020 LOULÉ
É inaugurada hoje 7 de agosto, na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé, a exposição de fotografia «Prémio Estação Imagem 2020 Coimbra».

Os resultados deste prémio foram divulgados no passado dia 18 de julho e Loulé é o primeiro local onde a exposição do «Prémio Estação Imagem 2020 Coimbra» é publicamente apresentada.

«Prémio Estação Imagem» é o principal prémio internacional de fotojornalismo que se disputa anualmente em Portugal desde 2010.

 Acolhe também candidaturas de fotojornalistas dos PALOP e da Galiza, e dos fotojornalistas portugueses aí residentes.

O fotojornalista José Sarmento Matos foi o grande vencedor desta 11ª edição.

Trata-se de uma reportagem em torno dos dramas de uma família luso-venezuelana na sua migração de regresso a Portugal com imagens obtidas na Madeira e naquele país do Caribe mergulhado numa profunda crise humanitária.

Para Fotografia do Ano, a escolha dos jurados foi para uma foto de Leonel de Castro obtida durante uma reportagem na cidade da Beira, em Moçambique, na sequência da destruição provocada pelo furacão Idai.

O fotojornalista da Global Imagens obteve também o prémio na categoria Assuntos Contemporâneos e ainda uma menção honrosa na categoria Vida Quotidiana, cujo prémio foi atribuído a Gonçalo Fonseca.

 Nas restantes cinco categorias, o júri internacional premiou os fotojornalistas Rui Duarte Silva/Notícias, Ana Brígida/Artes e Espetáculos, Carlos Folgoso Sueiro/Ambiente, António Pedro Santos/Série de Retratos e Rodrigo Antunes/Desporto.

 A Bolsa Estação Imagem 2020 Coimbra foi este ano atribuída ao fotojornalista Ricardo Lopes, que se propõe desenvolver um trabalho sobre as tradições rurais e conhecimento popular no interior do país, que caminham para o desaparecimento com uma população envelhecida e dispersa.

A inauguração da exposição irá decorrer pelas 18h00, com a entrada condicionada a um limite máximo de 10 pessoas de cada vez no interior do espaço e ao uso obrigatório de máscara.

A exposição pode ser visitada até 12 de setembro, no seguinte horário: de terça-feira a sábado, das 10h00 às 16h30.

Por: CM Loulé