ARS/Algarve desmente líder da Juventude Popular sobre triagem covid em Tavira

21:28 - 09/08/2020 SAÚDE
ARS/Algarve desmente líder da Juventude Popular sobre triagem covid em Tavira

“Desde 16 de março que temos circuitos separados no Centro de Saúde de Tavira, por isso não entendo aquela notícia” afirmou à Lusa o presidente da ARS/Algarve, Paulo Morgado.

Em causa está a queixa de Francisco Mota, presidente da Juventude Popular (JP), depois de se ter dirigido àquele centro este sábado, denunciar a inexistência de corredores de triagem separados para doentes suspeitos de covid-19 naquele centro, questionando até se será situação única no país.

Francisco Mota relatou que durante o período de espera se deparou com duas situações de possíveis doentes covid, que terão estado no mesmo espaço que os demais utentes.

O presidente da ARS/Algarve, revelou “achar estranha” esta notícia destacando que “quando os utentes chegam ao centro há indicações claras dos diferentes circuitos” e é feita uma triagem “por enfermeiros”, sendo depois “encaminhados para circuitos separados”.

O responsável realçou que não há “falta de recursos humanos” no centro e que “nunca houve” um caso de covid-19 nos profissionais do centro ou "reclamações sobre uma situação similar” à descrita pelo líder da JP, desconhecendo “o que poderá ter motivado a reclamação”.

Realçou, no entanto, que pode haver situações em que os utentes “ocupem outros espaços”, mas reforçou que “todos têm a obrigatoriedade de manter a distância e usar máscara”, que é fornecida “em qualquer centro, caso o utente não a tenha”.

Paulo Morgado defendeu que se trata de um “excelente centro de saúde, que sempre funcionou bem”, revelando que “tudo isto é necessidade de aparecer” por parte do dirigente centrista.

O presidente da JP tinha afirmado que a situação suscita preocupação particular por se tratar de um centro de saúde no Algarve, onde nesta altura há pessoas de todo o país, que em caso de contágio poderão disseminar a doença.

 O dirigente centrista revelou ter apresentado uma reclamação junto do Centro de Saúde de Tavira, à qual Paulo Morgado assegurou que “vai a ser analisada, segunda-feira e será respondida”, conclui.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 727 mil mortos e infetou mais de 19,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.756 pessoas das 52.668 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.