VÍTIMAS DE AVC TRATADAS COM CÉLULAS ESTAMINAIS DEMONSTRAM MELHOR RECUPERAÇÃO MOTORA

10:39 - 19/08/2020 SAÚDE
Um estudo clínico recentemente publicado demonstrou que a administração de células estaminais mesenquimais (MSC) derivadas de medula óssea do próprio em doentes que sofreram AVC isquémico é segura, demonstrando melhorias na recuperação motora.

Conduzido no Centro Hospitalar de Grenoble Alpes, em França, este estudo incluiu 31 doentes que tinham sofrido AVC isquémico há menos de duas semanas. Dezasseis doentes foram tratados com MSC e os restantes quinze foram tratados de forma convencional. Adicionalmente, todos os doentes receberam o tratamento médico convencional e foram reencaminhados para um centro de reabilitação de doentes com AVC. 

Aos doentes do grupo de tratamento com MSC foi colhida medula óssea, seguindo-se o isolamento e crescimento das MSC em laboratório. Cerca de três semanas depois, os doentes foram infundidos com as MSC obtidas e o processo revelou-se exequível e seguro, sem registo de efeitos adversos durante a primeira semana após o tratamento. Relativamente aos resultados de segurança a longo-prazo, o número de efeitos adversos foi estatisticamente semelhante nos dois grupos. Em relação à eficácia, o grupo tratado com MSC demonstrou melhor desempenho em termos de aptidão motora, consistente com a análise realizada por ressonância magnética nuclear, que revelou um aumento da atividade cerebral ao nível do córtex motor nos doentes tratados com MSC, comparativamente ao outro grupo.

Bruna Moreira, Investigadora do Departamento de I&D da Crioestaminal, afirma que “estes resultados estão de acordo com estudos anteriores, que também reportaram melhorias ao nível motor após administração de MSC derivadas de medula óssea em doentes com AVC e poderão ser importantes no desenvolvimento de futuros estudos neste âmbito, que permitam confirmar a segurança e medir a eficácia deste tipo de tratamento”.

A evidência científica sugere que as MSC ajudam a controlar a inflamação e estimulam a formação de novos vasos sanguíneos e novos neurónios, promovendo, assim, a reparação da zona lesionada.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e de incapacidade em

Portugal, provocando sequelas graves numa grande parte dos sobreviventes. Um AVC ocorre devido a uma hemorragia ou falta de irrigação sanguínea no cérebro, podendo levar a défices neurológicos graves, com impacto significativo na qualidade de vida. Após a fase aguda, a fisioterapia é a principal estratégia utilizada para promover a recuperação destes doentes, pelo que é urgente desenvolver outros métodos eficazes no tratamento das sequelas de AVC.

 

Por: Crioestaminal