MUNICÍPIO DE ALJEZUR VIU APROVADA A CANDIDATURA DO FUNDO AMBIENTAL, PARA INTERVENÇÃO NA RIBEIRA DE ALJEZUR

10:49 - 12/08/2020 ALJEZUR
O Município de Aljezur viu aprovado um apoio de 200 mil euros, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social o qual prevê que o Fundo Ambiental financie intervenções de reabilitação de leitos e margens das ribeiras com recurso a técnicas de engenharia natural.

Para isso, foi estabelecido um protocolo de colaboração técnica e financeira entre o Fundo Ambiental e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com vista ao financiamento das intervenções de reabilitação fluvial.

Assim, foi assinado no passado dia 24 de julho, em Oliveira do Bairro, com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes e a Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, um protocolo entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e 17 Municípios, entre os quais o de Aljezur.

A assinatura deste conjunto de protocolos entre a APA e os 17 municípios do território continental (Aljustrel, Almada, Aljezur, Anadia, Azambuja, Baião, Cascais, Gondomar, Odemira, Oliveira do Bairro, Penacova, Penela, Santo Tirso, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Pouca de Aguiar, Vila Velha de Ródão), tendo em vista pôr em prática várias intervenções de reabilitação fluvial, desenvolverá dezenas de quilómetros de territórios ribeirinhos ao usufruto da população. A proximidade entre os níveis de decisão

e de ação, favorece um quadro de entendimento local que garante uma maior eficácia de execução.

Assim o próximo passo, será o de avançar para projeto durante o corrente ano e respetiva execução durante o próximo ano de 2021. O Município pretende que seja um projeto mais ambicioso, no sentido da valorização dos recursos ambientais, culturais e históricos, e dos usos ancestrais da ribeira e da relação com a Vila de Aljezur.

 

Por: CML Aljezur