O perigo dos Influencers em matéria de alimentação e nutrição

14:14 - 02/09/2020 OPINIÃO
Por Teresa Lourenço | Nutricionista | Cédula Profissional 3087N tmlourenconutricao@gmail.com

Antigamente para se aconselhar ou prescrever assuntos relacionados com saúde era preciso ser-se profissional de saúde, professor universitário e/ou cientista, hoje em dia, o “canudo” académico e/ou Curriculum Vitae não interessa. O que realmente é importante é, quantos seguidores a pessoa tem nas redes sociais. A credibilidade hoje, está diretamente relacionada com a quantidade de “likes” nas fotografias e conteúdos alimentares.

Sobre alimentação todos consideram que sabem um pouco, ainda que não tenham bases científicas para tal. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Glasgow, só 1 em cada 10 Influencers, fazem publicações sobre alimentação e nutrição com bases científicas.

Importante ressaltar que, experiências pessoais e opiniões não devem servir de base para questões de saúde, uma vez que podem conduzir a situações de desnutrição e/ou agravamento de problemas de saúde.

É interessante alertar que, seguir dietas “milagrosas” sugeridas por figuras públicas ou Influencers, pode ser algo perigoso para a sua saúde. As dietas para a perda de peso não podem ser vistas como algo pontual, tipo um medicamento, que toma durante um tempo e depois deixa de tomar. Caso siga este tipo de padrão está a colocar em causa o correto funcionamento do seu organismo a médio prazo.

No final de contas o importante para a perda de peso é ingerir menos calorias do que as que precisa e que, consiga manter esse hábito ao longo do tempo.

Dietas como o jejum intermitente podem resultar com umas pessoas e falhar com outras, dietas detox estimulam o consumo de alimentos com baixas calorias, no entanto, podem fomentar interações com medicamentos. Qualquer uma delas não é milagrosa! Hoje em dia, alimentação saudável é um conceito banalizado, deve pensar sim, no que é mais ajustado a si e daí seguir o seu objetivo, sempre com o auxílio de um NUTRICIONISTA!