Nobre Casa de Cidadania 2020

13:03 - 13/09/2020 NACIONAL
NOBRE CASA DE CIDADANIA HOMENAGEIA OS HERÓIS DE UM ANO QUE NOS MARCARÁ PARA SEMPRE

Inesperado.

Desafiante.

Histórico.

2020 está a ser um ano de desafios e obstáculos vários, e nem sempre existe a oportunidade de homenagear quem verdadeiramente merece.

É com esta premissa que a Nobre Casa de Cidadania abre a partir de hoje, pelo sétimo ano, as candidaturas para a “Atribuição do Título Cidadão Nobre” que procura identificar, reconhecer e distinguir cidadãos que tenham praticado Atos Nobres, ao longo do último ano.

Até 31 de outubro, qualquer pessoa que pretenda homenagear um cidadão nacional ou estrangeiro, residente em Portugal, que tenha praticado um Ato Nobre, pode fazê-lo de forma simples através do website da Nobre Casa de Cidadania.

Na área “Proponha um Ato Nobre” encontra-se disponível o formulário de candidatura que deve ser preenchido pelo proponente.

Iniciada em 2013, a Nobre Casa de Cidadania (NCC) procura promover, sensibilizar e educar para a prática da Cidadania através do exemplo, ao homenagear e divulgar Atos Nobres que sejam da autoria de cidadãos comuns.

Como Ato Nobre compreende-se uma ação realizada em benefício de terceiros, ausente de qualquer interesse pessoal, e que reflete o caráter de quem o pratica ao demonstrar integridade, honra e humanidade.

Para Rui Silva, Mentor da NCC, “a Nobre Casa de Cidadania representa para nós e para os nossos parceiros um misto de orgulho e responsabilidade.

Ao longo de quase sete anos, distinguimos mais de 80 cidadãos, cujos feitos impactaram das mais variadas formas as respetivas comunidades.

Queremos continuar a dar a conhecer as histórias de cidadãos que fazem o bem em prol de outros sem pedir nada em troca, e através destes bons exemplos incentivar a melhoria cívica do indivíduo e da sociedade.”

 O projeto conta com o apoio de vários parceiros institucionais entre os quais a Autoridade Nacional para a Proteção Civil, o Corpo Nacional de Escutas, Direção-Geral da Educação, Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Estado-Maior General das Forças Armadas, Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Fundação para a Ciência e Tecnologia, GRACE, INEM, Liga dos Bombeiros Portugueses e Polícia de Segurança Pública.

A Nobre Casa de Cidadania abre novamente as suas portas a todos os que procurem homenagear quem merece ser distinguido pelo seu ato de integridade, honra e humanidade, num esforço conjunto pela promoção da Cidadania em Portugal.

Por: Adagietto