Apelido | Fialho

13:02 - 13/09/2020 OPINIƃO
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Fialho é apelido que pode ter origem toponímica. Existem vários locais assim chamados, como a povoação de Fialho, Mértola…

O mais antigo “Fiallo” que se conhece (fig. brasão) participou no assalto ao Alcazar de Córdova (1236), ao serviço do Rei de Castela D. Fernando “o Santo”.


O apelido também existe em Itália - Luchinetta Fiallo, falecida em 1726, aos 50 anos de idade, foi casada com Nicoló e eram de Passo del Faiallo, Savona, Génova.

Em Portugal há notícia de João Vaz Fialho, casado com Guiomar Pais, nascidos por volta de 1440…

João Fialho, provável descendente do anterior, foi casado com Maria Fróis Borges, filha do Cavaleiro da Casa Real, João Borges, de Bastos. João foi “contador dos contos e Cavaleiro d’el Rei D. João III” (1521-57).

Foram seus filhos Filipe Fialho Borges e Manuel Fialho, a quem foram atribuídas cartas de brasão com armas de Borges, em 1533 e em 1540.

Eram da Conceição de Faro, Pedro Fialho e Maria da Costa, nascidos em cerca de 1600.

João António Júdice Fialho nasceu em Portimão em 1859. Foi no seu tempo o maior industrial de Conservas em Portugal, um verdadeiro “Capitão da Indústria” (https://canthecan.net/collectible/a-casa-fialho). Era filho de Francisco d’Abreu Fialho e de Maria da Glória Júdice (filha de António Joaquim Júdice). Foi casado com Maria Antónia Cúmano, filha de Justino Cúmano, médico Veneziano que se estabeleceu em Faro, em 1840 e de Maria Vitória Pereira de Matos. Júdice Fialho era muito viajado e culto e conjuntamente com o sogro reuniu acervo valiosíssimo, tanto arquitetónico, como de arte, arqueologia e numismática. Faleceu em Lisboa em 1934.

A aquisição de várias propriedades culminou, em 1929, com a compra do “Morgado da Quinta de Quarteira”, a propriedade mais extensa do Algarve (1600 ha). É deste Morgado que vai nascer Vilamoura, após a venda efetuada pelos seus herdeiros, em 1965, por 150.000 contos, ao grupo financeiro de Cupertino de Miranda…

Recomenda-se a visita ao Museu de Portimão localizado numa das antigas fábricas de Júdice Fialho.