Painel Serológico Nacional- COVID 19 ainda tem vagas para voluntários de Castro Marim

16:49 - 16/09/2020 NACIONAL
O Painel Serológico Nacional COVID-19, promovido pelo Instituto de Medicina Molecular,

 com o financiamento da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e do Grupo Jerónimo Martins, ainda tem vagas em 36 municípios, um dos quais em Faro, para voluntários que queiram fazer teste serológico gratuito e contribuir para um estudo nacional sobre o vírus.

Para este estudo, eram necessários 972 voluntários de Faro, de 11 municípios.

Neste momento ainda há vagas para o município de Castro Marim nas faixas etárias abaixo dos 18 anos e acima dos 54 anos.

Para os restantes municípios e faixas etárias, a amostra de Faro ficou completa em menos de uma semana. 

Este será o primeiro painel serológico para a COVID-19 de cobertura nacional alargada, que permitirá dotar Portugal, e também a comunidade científica, da mais completa avaliação já realizada sobre a prevalência da infeção no país.

O objetivo do estudo é determinar a proporção da população Portuguesa que desenvolveu anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, permitindo estimar a prevalência da infeção, através da realização de testes serológicos gratuitos, nos postos do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, empresa parceira deste projeto, a uma amostra de 12 mil voluntários, distribuídos pelas diferentes regiões e grupos etários.

Seis meses após o início da pandemia, é agora crítico conhecer o retrato da COVID-19 que permitirá ajudar o país a equilibrar os esforços necessários à retoma social e económica com a proteção da vida.

Segundo Maria Manuel Mota, Diretora Executiva do iMM, “Este financiamento pela SFMS e pelo Grupo JM é de enorme importância para viabilizar o reforço das atividades COVID-19 do iMM e projetá-las no futuro, quer através da monitorização do estado serológico, quer na investigação clínica que permitirá compreender melhor a doença, por exemplo, o que distingue biologicamente indivíduos assintomáticos dos casos ligeiros e dos mais graves.”.

Para José Soares dos Santos, Presidente Executivo da SFMS, “O contexto difícil que vivemos, do ponto de vista sanitário, social e económico, exige o envolvimento de todos.

Nesse sentido, a SFMS não poderia deixar de apoiar uma instituição que tem desenvolvido um trabalho fundamental para o país aprofundar o conhecimento sobre o vírus
SARS-CoV-2. Antecipando o impacto do Outono/Inverno, acreditamos que a realização de testes serológicos é essencial para obtermos um retrato da incidência da COVID-19, em Portugal, que permita tomar decisões mais informadas para a contenção da doença.”.

Pedro Soares dos Santos, Presidente do Grupo Jerónimo Martins, destaca “a importância estratégica deste estudo enquanto instrumento de suporte ao planeamento e à tomada de decisões, nomeadamente ao nível de empresas cujos negócios implicam, pela sua natureza, uma muito maior exposição dos colaboradores ao risco de infeção, como é o caso do Pingo Doce ou do Recheio, empresas que nunca pararam, mesmo durante as fases mais críticas da epidemia”.

Alavancando na cobertura nacional e na capilaridade da sua rede, o Pingo Doce junta as suas lojas ao esforço de divulgação e angariação de voluntários para o estudo.

Os voluntários poderão inscrever-se através do registo num website (www.painelcovid19.pt) onde irão encontrar toda a informação relevante.

 

 

 

Por: JLM&A