7º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa

12:27 - 17/09/2020 LAGOA
19 de setembro | 5EX Band | Galandun Galundaina | Centro de Congressos do Arade | Parchal

7º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa prossegue no próximo dia 19 de Setembro, no Centro de Congressos do Arade com as atuações de “5EX Band” e “Galandun Galundaina”.

 Este espetáculo estava programado para o Parque Municipal do Sitio das Fontes, no entanto, face ao agravamento das condições meteorológicas e considerando os alertas da Proteção Civil, o local do espetáculo foi alterado para o Centro de Congressos do Arade.

 Formados em Outubro de 2015, os «5EX BAND» são uma banda de covers que tem um repertório muito vasto, que vai desde músicas dos anos 60,70, 80 até aos êxitos dos dias de hoje.

 O nome da banda surge na sequência de serem 5 ex membros de outras bandas e que se juntaram.

Passando pelo Rock N' Roll clássico, Pop, Soul procuram « MARCAR PELA DIFERENÇA», e é esse o principal lema da banda.

Com músicos muito experientes a nível de «covers band» têm como grande objetivo colocar o seu público e fãs a dançar e pular do 1º ao último minuto.

 Galandum Galundaina faz parte da genealogia de uma região com um património musical e etnográfico único, que durante muito tempo ficou esquecido.

 Ao longo dos últimos 20 anos o grupo contribuiu para o estudo, preservação e divulgação da identidade cultural das Terras de Miranda, Nordeste Transmontano.

O seu trabalho de investigação e recolha, junto de pessoas mais velhas com conhecimentos rigorosos do legado musical da região, a par da formação académica na área da música, concretizou-se num sentido renovado no modo de entender as sonoridades que desde sempre conheceram.

Com a sua música não procuram criar novos significados, mas antes descrever os lugares e a vida; encontrar as raízes que permitem que a cultura se desenvolva.

Para além da edição de três discos e um DVD ao vivo, o trabalho do grupo inclui a padronização da gaita-de-foles mirandesa, a construção de instrumentos tradicionais (usados em concerto), a organização do Festival itinerante de cultura tradicional “L Burro i l Gueiteiro”, bem como a produção e programação de outros festivais/eventos relacionados com a cultura tradicional.

Em palco os quatro elementos apresentam um repertório vocal e instrumental na herança do cancioneiro tradicional das Terras de Miranda, onde as harmonias vocais e o ritmo das percussões nos transportam para um universo atemporal.

Das memórias da Sanfona, da Gaita-de-foles Mirandesa, da Flauta pastoril, do Rabel, do Saltério, do Cântaro, do Pandeiro mirandês, do Bombo e da Caixa de Guerra do avô Ventura, nasce uma música que acumula referências, lugares, intensidades, tempos.

 Para Galandum Galundaina a música não se inventa; reencontra-se.

Os álbuns editados têm tido uma excelente apreciação pela crítica especializada.

 Em 2010 para além da atribuição do Prémio Megafone, o álbum Senhor Galandum foi reconhecido pelos jornais Público e Blitz como um dos dez melhores álbuns nacionais.

Do seu roteiro fazem parte alguns dos mais importantes Festivais de World Music/Folk em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Marrocos, Cuba, Cabo Verde, Brasil, México e Malásia.

 Os ingressos custam €8 (desconto de 20% mediante apresentação do Passaporte Cultural, Cartão Lagoa Social ou Rota do Petisco 2020 ) e podem ser adquiridos atempadamente no Centro Cultural Convento de S. José de segunda-feira a sábado entre as 09h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30, Fnac, Worten, online em: https://ticketline.sapo.pt/evento/7-f-i-g-de-lagoa-5ex-band-galandum-galand-51109 e ainda no dia e local do evento a partir das 16h30.

 Poderá ainda consultar toda a informação sobre o 7º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa em: http://www.festivalguitarralagoa.pt/site/index.php

 O espetáculo realiza-se cumprindo com todas as normas de segurança e higiene, em recinto coberto, ainda que delimitado, de acordo com as normas da DGS e planos de contingência criados para o efeito.

 De salientar ainda a obrigatoriedade do uso de máscara e seguir as regras de segurança definidas para o espetáculo.

 Para um final de tarde diferente, duas propostas musicais para desfrutar…

 

 Por: CM Lagoa