O MELHOR DA DANÇA CONTEMPORÂNEA NO CINETEATRO LOULETANO COM O FESTIVAL ENCONTROS DO DEVIR

10:20 - 18/09/2020 LOULÉ
Hoje dia 18 de setembro, pelas 21h30, o Cineteatro Louletano apresenta a 6.ª edição do Festival Encontros do DeVIR, subordinada ao tema do Resgate, uma organização do DeVIR CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve, integrada no programa cultural 365 Algarve.

Dois nomes maiores da dança lusófona sobem ao palco em Loulé para duas performances na mesma noite: o brasileiro Eduardo Fukushima e o português Francisco Camacho.

O espetáculo “Entre Contenções” é um solo que se tornou num trabalho icónico de Fukushima, um dos nomes mais destacados/premiados coreógrafos da dança contemporânea brasileira. Desde a sua criação, tem vindo a ser apresentado ininterruptamente, o que se justifica pela qualidade, simplicidade e verdade que transmite ao público.

Resultou de uma pesquisa de linguagem muito pessoal, um vocabulário simples e cru que joga com a desarmonia e o confronto.

Já Francisco Camacho propõe um remake da criação “O Rei no Exílio”, o resgate de um solo marcante da dança contemporânea portuguesa, que se centra na figura de D. Manuel II, o último Rei de Portugal, exilado em Inglaterra em 1910.

 É um retrato dum certo Portugal por vezes irónico, por vezes controverso, onde a solidão é permanente.

É um universo grotesco, obscuro, sensual que justapõe a intimidade, os vícios do coreógrafo/intérprete e a figura iconográfica do Rei.

Passado e presente confundem-se numa personagem, que vive distintas histórias centradas em gestos e ações simbólicas do quotidiano masculino.

O conjunto dos dois espetáculos tem uma duração aproximada de 65 minutos, com intervalo, destinando-se a maiores de 12 anos e com um custo associado por pessoa de 5 euros, sem descontos aplicáveis.

Este festival é cofinanciado pelo 365 Algarve/Turismo de Portugal e pelas autarquias de Loulé, Faro e Lagos, estando toda a programação disponível online em https://www.encontrosdodevir.com/

No dia 19 de setembro, das 10h00 às 17h30, Francisco Camacho realiza o workshop “Sensação e Movimento”, no Cineteatro Louletano, numa organização da Folha de Medronho – Artes Performativas. Os contactos para inscrição nesta atividade são: 967678995 / folhademedronho@folhademedronho.com

Para mais informações e reservas sobre os espetáculos, os interessados podem contactar o Cineteatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt.

Além disso, podem consultar a sua página de facebook – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização, bem como a sua conta no instagram (cineteatrolouletano), existindo também a possibilidade de compra de ingressos nos locais aderentes ou on-line através da plataforma BOL, em https://cineteatrolouletano.bol.pt/

O Cineteatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

 

Por: CM Loulé