Tavira celebra Jornadas Europeias do Património

16:26 - 21/09/2020 TAVIRA
Tavira associa-se às Jornadas Europeias do Património, entre 25 e 27 de setembro, com entradas gratuitas, no Museu Municipal, e atividades online centradas na celebração dos 500 anos da cidade.

Este ano, sob o tema “Património e Educação”, pretende-se sensibilizar para o papel da educação no património e para a riqueza e complexidade desta relação que se manifesta em múltiplas expressões culturais e artísticas.

Com a segurança que se impõe, no âmbito da prevenção da doença Covid-19, serão difundidas atividades, através do Facebook do Município. Estas centram-se na história e no património de Tavira dos séculos XV e XVI:

Dia 25-“Sopa de letras”: passatempo para os mais jovens com base num pequeno conto educativo;

Dia 26- Quiz “Tavira 500 anos”: passatempo para testar conhecimentos sobre a história da cidade;

Dia 27- “Um minuto no Museu”, vídeo centrado numa peça do acervo do Museu Municipal.

 

Nos dias 25 e 26, entre as 09h15 e as 16h30, as entradas, no Museu Municipal de Tavira (Palácio da Galeria e Núcleo Islâmico), são gratuitas.

No Palácio da Galeria encontram-se patentes as exposições “A Principal do Reino do Algarve – Tavira nos séculos XV e XVI” e “Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar”. Já, no Núcleo Islâmico, é possível visitar a exposição “Tavira Islâmica”.

A abertura destes espaços encontra-se condicionada aos aspetos de segurança individual e lotação máxima nas salas, de acordo com as normas emanadas pela Direção Geral de Saúde, sendo obrigatório o uso de máscara e a desinfeção das mãos à entrada.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve cerca de 50 países com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância do conhecimento, proteção e valorização do património. A nível nacional, o evento é coordenado pela Direção Geral do Património Cultural.

 

Por: CM Tavira