Lagoa promoveu o II Encontro de boas práticas em Educação

16:47 - 21/09/2020 LAGOA
Mais de 200 profissionais de educação, em exercício no concelho de Lagoa, participaram no 2º Encontro de Inovação na Educação: exemplos de boas práticas.

Este é um dos resultados de uma parceria entre o Município de Lagoa e a Universidade do Algarve para a implementação do projeto de inovação pedagógica «Aprender+». O encontro decorreu durante os dias 10 e 11 de setembro, em formato vídeo conferência, e contou com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Lagoa – ESPAMOL, Rio Arade e a Nobel International School do Algarve.

Retomando o modelo da primeira edição, o momento privilegiou a partilha de experiências pedagógicas entre os docentes. Foram apresentados 11 projetos e atividades de diversas áreas desenvolvidas nos diferentes ciclos de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário.

Os temas discutidos centraram-se sobre aspetos metodológicos, recurso a ferramentas digitais, a importância do trabalho colaborativo e o envolvimento de todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem (alunos, funcionários, pais e comunidade).

A sessão de abertura contou com a presença da vereadora Ana Martins, do diretor do Agrupamento de Escolas Rio Arade, Luís Varela, da diretora do Agrupamento Escolas Padre António Martins de Oliveira, Emília Vicente e do Diretor da Secção Nacional da Nobel International School, Francisco Claro. Coube ao professor do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Algarve Vitor Gamboa, representar a equipa do Projeto Aprender+.

À entrada do novo ano letivo de 2020/21, este evento visou reforçar a proximidade entre estabelecimentos de ensino, estruturas organizacionais e profissionais, promovendo reflexões que deverão ressoar na qualidade educativa do concelho de Lagoa.

Encontra-se em preparação um e-book que compila os materiais produzidos neste 2º Encontro de Inovação na Educação de Lagoa, a publicar brevemente.

 

Por: Município de Lagoa