5 Benefícios de uma boa noite de sono

09:21 - 22/09/2020 SAÚDE
Dormir o número de horas recomendadas, entre sete a nove horas de sono segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), é fundamental para garantir o bom funcionamento físico e mental do nosso corpo.

A Dra. Verena Senn, Neurocientista e especialista do sono da Emma, start-up alemã fundada em 2015 e com presença em Portugal desde 2017, revela cinco benefícios de uma boa noite de sono:

1.  Dormir bem contribui para a perda de peso

Se estiver a tentar perder peso, ter um sono de qualidade é essencial neste processo.

Estudos defendem que dormir pouco pode aumentar os níveis de grelina no corpo, a hormona responsável por estimular o apetite, e diminuir os níveis de leptina, responsável por suprimir o apetite.

Deste modo, indivíduos têm tendência para ter um  maior apetite e ingerir mais calorias.

Além disso, a vontade para fazer exercício físico também diminui.

Investigadores defendem que um dos maiores riscos para a obesidade é dormir pouco.

Estima-se que crianças e adultos que durmam menos horas de sono do que o recomendado são mais prováveis de desenvolver obesidade.

2.  O sono reduz o stress

O número de horas de sono recomendadas para manter o coração mais saudável em adultos são de 7h a 9h de sono. 

Quando dormimos menos do que o recomendado, o nosso corpo mais facilmente entra em estado de stress.

O nosso organismo é colocado em alerta máximo, o que provoca um aumento da tensão arterial e estimula a produção das hormonas do stress.

Consequentemente, a tensão arterial elevada aumenta o risco de um ataque cardíaco e AVC. 

3.  Dormir melhora a memória

O sono é essencial para a consolidação de memórias. Durante o sono, o corpo pode estar a descansar mas o cérebro continua a trabalhar, processando todas as informações do dia e conectando os acontecimentos, sentimentos e memórias que surgiram nesse dia. 

A fase de sono profundo é o momento mais importante do nosso sono para que o corpo entre em modo de descanso profundo e o cérebro consiga processar todas as nossas  memórias  e conexões.

4.  O sono melhora o sistema imunitário

Para além do nosso descanso, o sono também permite ao organismo reparar os danos do corpo causados pelo stress, constipações, exposição solar, cortes, etc,…

É enquanto dormimos que o corpo produz as proteínas responsáveis por regenerar as células mais danificadas.

Estudos demonstram que que indivíduos que  durmam  menos de 7 horas têm quase 3 vezes mais probabilidade de desenvolver uma constipação do que aqueles que dormem 8 horas ou mais.  

5. O sono diminui o risco de desenvolver a doença de Alzheimer

Sabe-se há muito que dormir pouco está associado a um maior risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

Contudo, foi apenas em 2012 que os investigadores na Dinamarca e nos EUA identificaram uma razão possível: descobriram que durante o sono, as células do cérebro encolhem e criam mais espaço entre si.

Isto leva a um aumento do fluxo de líquido que dissipa o lixo celular acumulado durante o dia (sistema glinfático).

São nestes depósitos que encontramos  também o amiloide, a proteína que forma as famosas placas no cérebro dos doentes com a doença de Alzheimer.

 Portanto, dormir pouco pode ser uma causa ou contribuir para a progressão da doença (entre outras)

Por: GuessWhat