Campanha de vacinação contra a Gripe começa mais cedo e para os grupos prioritários

11:49 - 24/09/2020 SAÚDE
Em 2020 a campanha de vacinação contra a gripe vai ser antecipada, iniciando no dia 28 de setembro,

 pelas faixas da população prioritárias, que incluem idosos e grávidas, de acordo com o anunciado durante a habitual Conferência de Imprensa de ponto de situação da COVID-19 (18 de setembro) anunciou a Diretora-Geral da Saúde.

Graça Freitas afirmou que a campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde, que começa habitualmente em 15 de outubro, começará mais cedo, existindo 350 mil vacinas para esta primeira fase.

Residentes em lares de idosos, profissionais de saúde, profissionais do setor social que prestam cuidados e grávidas estão entre os setores mais vulneráveis e serão os primeiros a poder ser vacinados, destacou a Diretora-Geral da Saúde.

A segunda fase iniciará em 19 de outubro onde estão incluídos outros grupos de risco, nomeadamente pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas. 

“Queremos vacinar o mais depressa possível e estamos a fazer planeamento com as administrações regionais de saúde para, se for necessário, ampliar os pontos vacinação para outras estruturas da comunidade” além dos centros de saúde, afirmou a responsável da Direção-Geral da Saúde.

Graça Freitas apelou a todas as pessoas que tiverem indicação médica para que se vacinem, salientando que este ano, com a pandemia, é “ainda mais importante que o façam”.

 

Por: Direção- Geral de Saúde