Consumo de água

15:21 - 28/09/2020 OPINIÃO
Por Teresa Lourenço | Nutricionista | Cédula Profissional 3087N tmlourenconutricao@gmail.com

Segundo o último Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, os portugueses consomem uma média de 869,8 mL de água/pessoa/dia, excluindo a água presente nos alimentos. Sendo as crianças as que menos consomem (432,1 mL/dia) e os adultos os que mais (956,4 mL/dia).

A recomendação diária é de 1,5l para jovens adultos, sendo que o exercício físico intenso, gravidez, lactação, condições climatéricas adversas e condições de saúde (ex. febre, diarreia…) podem aumentar as necessidades.

A água é fundamental para nos regular a temperatura corporal, manter as funções cognitivas, metabólicas e físicas. Contudo existem patologias que podem restringir as necessidades.

Existem diversos tipos de água: Mineral Natural, Nascente, Preparada e de Abastecimento Público.

·         Mineral Natural – Encontra-se a grandes profundidades no subsolo, é muito pura e rica em minerais, devido à interação água/rocha.

·         Mineral Natural Efervescente (água mineral natural com gás) - Tem gás naturalmente presente

·         Mineral Natural Reforçada com Gás Carbónico Natural – Gás proveniente do mesmo aquífero, em maior quantidade do que no momento de captação

·         Água Mineral Natural Gaseificada / Água de Nascente Gaseificada – Gás adicionado artificialmente, i.e., o gás não provem do aquífero.

·         Água de nascente – está menos tempo em circulação no subsolo, comparando com a mineral natural, fazendo com que a sua composição seja menos constante ao longo do ano.

·         Água preparada (água purificada ou água para beber) - Foi submetida a tratamentos para se tornar potável. Pode ter origem subterrânea ou superficial. Do ponto de vista legislativo é considerada um alimento – Em Portugal apenas a obtemos através de importação.

·         Água de abastecimento público (água da torneira) - pode ter origens diversas, (ex. rios, lagos e albufeiras das barragens). Sofre tratamentos para ser potável.

Já sabe, no final do dia, o importante é que a tenha consumido.