A TERRA TREME

12:30 - 18/10/2020 FARO
Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico A TERRA TREME, 05-11-2020, às 11:05 horas

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove, todos os anos, o Exercício Público, de âmbito nacional, de sensibilização para o risco sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt).

Este ano, a 8.ª Edição realiza-se a 5 de novembro, às 11:05 horas, data que coincide com o Dia Internacional dos Tsunamis.

O objetivo deste Exercício, durante o qual se exercitam os «3 gestos que salvam» – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – é capacitar os cidadãos para saberem como agir em caso de sismo.

Para isso, é importante que sejam conhecidas, por todos, as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.

Além das Escolas, cuja adesão à iniciativa tem sido enorme ao longo das sucessivas edições, a ANEPC tem, ano após ano, alargado a toda a sociedade a reflexão sobre a temática do risco sísmico e procurado envolver um número crescente de participantes.

Este Exercício é um ato de cidadania. Um compromisso cívico que exige a todos um empenhamento ativo na prossecução da sua própria proteção e segurança, bem como a de todos os que nos rodeiam.

Deste modo, consideramos estratégico que, as organizações – públicas, privadas e associativas – também se comprometam neste desiderato coletivo, envolvendo os seus trabalhadores e colaboradores no processo de incremento do seu grau de prontidão e reação a Sismos e/ou Tsunamis.

Nesse sentido, a ANEPC gostaria de convidar V. Ex.ª e a Organização a que preside a participar nesta iniciativa pública.

A participação pode revestir múltiplas formas, nomeadamente:

 - O registo individual e/ou da sua Instituição no sítio digital www.aterratreme.pt/inscreva-se;

- A promoção da resposta a um inquérito que visa aferir o grau de perceção ao risco sísmico

- A revisitação dos procedimentos preventivos e de emergência para fazer face a um evento de Sismo e/ou Tsunami, bem como a realização de um exercício de teste à evacuação por ocasião de 5-11-2020, data escolhida para a realização do Exercício A TERRA TREME;

- A realização de uma sessão de esclarecimento dedicada à explicação das medidas preventivas e dos comportamentos de autoproteção a adotar nas habitações e nos locais de trabalho.

- A evidenciação nas plataformas de comunicação (sítio digital e redes sociais) e noutros suportes digitais da respetiva Instituição, do envolvimento e participação nesta iniciativa (sob a forma de cartaz, banners, assinaturas de email, etc.); -

-  A disseminação através das redes ou do correio eletrónico interno, de conselhos e recomendações, sobre as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar em caso de Sismo/Tsunami.

 Atenta a situação pandémica associada à COVID'19, importa sublinhar que, a realização destas iniciativas deve obedecer às orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O Exercício A TERRA TREME visa comprometer e envolver todos no desiderato de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.

O desafio que enfrentamos deve mobilizar-nos a todos. Pode começar pelo treino icónico dos “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – ou tornar-se mais ambicioso ao promover outras ações que concorram para os fins em vista. …

TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!

 

Por: Prociv Faro