Faleceu Cláudia Diogo historiadora, académica e professora

21:10 - 17/10/2020 MONCHIQUE
O presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, lamenta a morte da historiadora, académica e professora Cláudia Diogo, responsável por diversos trabalhos de investigação sobre o património do concelho de Monchique.

Autora da importante obra historiográfica “Lendas e outras memórias de Monchique - História, tradição e oralidade no Algarve”, resultado do trabalho de investigação que Cláudia Diogo desenvolveu no âmbito da sua tese de mestrado em História no ano 2003, e publicado mais tarde pela Direção Regional da Cultural do Algarve com o apoio do Município de Monchique, esta obra constitui hoje um importante legado sobre o patrimonio oral, as lendas e memórias de Monchique sendo um valioso contributo para o enriquecimento do mais vasto conhecimento do património cultural  imaterial do nosso concelho e da própria região do Algarve.

Para além do registo sensível e com a paixão que tinha pela Cultura local, garantiu com a sua obra, a transmissão oral guardada na memória de muitos Monchiquense que foi conhecendo na sua terra de adoção que hoje lamenta de forma sentida a sua partida. A Cláudia Diogo foi também formadora de muitos jovens e deixa-nos muitos momentos de partilha, que refletem os diversos interesses em que a sua investigação se centrou, com destaque para os trabalhos dedicados à História e Património do nosso concelho.

Cláudia Diogo nasceu em Lisboa em 1967, tendo residido durante a sua infância em Almada e em Faro. Licenciou-se em Ciências da Comunicação e realizou um mestrado em História, iniciando a sua atividade profissional como jornalista em Macau. Residia em Monchique, era docente universitária e desenvolveu outros projetos nas áreas da formação, do marketing e das artes visuais.

Recentemente produziu um conjunto de textos para o Município de Monchique sobre os elementos da Cultura Popular local, trabalho em que, como sempre, empregou a sua enorme dedicação ao registo inestimável do testemunho histórico e da valorização deste património, não só para o nosso concelho mas também para todo o património oral e imaterial do Algarve enquanto reflexo da identidade cultural da região.

Hoje é um dia triste para Monchique, para o Algarve, para a Cultura e para todos quantos reconheciam a Cláudia pela sua obra que fica como prova do seu talento e dedicação, mas sobretudo para todos quantos viam na sua amizade e no seu sorriso contagiante uma Mulher amiga, de cultura e uma professora que marcou e influenciou aqueles que com ela aprenderam.

À Miranda e ao Daniel, bem como à restante Família e Amigos enviam-se sentidas condolências.

 

O Presidente da Câmara Municipal de Monchique

Rui André