A Câmara Municipal de Aljezur na sua reunião de 10 de novembro de 2020, deliberou por unanimidade e voto secreto atribuir o nome de «Gil da Costa Luz» a uma rua do Bairro Car na Freguesia de Aljezur.
Esta deliberação vem no seguimento de uma proposta apresentada à Câmara, por um grupo de ilustres personagens, na qual Ruy Ventura é o primeiro subscritor, para atribuição de o nome de Gil da Costa Luz a uma rua da Vila de Aljezur, perpetuando assim o «nome de um Aljezurense que sempre trabalhou para o bem da sua terra e do seu concelho».
Recorde-se que Gil da Costa Luz faleceu no dia 26 de janeiro de 2019 em Lisboa tendo, e encontra-se sepultado no cemitério de Aljezur. Gil da Costa Luz nasceu em Aljezur a 7 de Março, data escolhida, para que em 2021, seja prestada a homenagem ao mesmo, com cerimonia a realizar para o efeito, onde nessa altura será descerrada placa toponímica a ser colocada na rua escolhida, entre outras iniciativas em sua memória.
Recorde-se ainda que o Sr. Gil, como era conhecido, foi cofundador da Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur, testamenteiro do Pintor José Cercas com a Câmara Municipal de Aljezur, onde foi um dos principais impulsionadores e colaboradores na abertura da Casa museu José Cerca, impulsionador do Museu Antoniano, e do Museu de Arte Sacra da Santa Casa da Misericórdia.
De 2001 a 2017 foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aljezur, com grande dedicação á causa da ajuda ao próximo. Cidadão crítico, consciente e proactivo Gil da Costa Luz merece o reconhecimento dos Aljezurenses.
Por: CM Aljezur