No contexto das alterações introduzidas na última declaração do Estado de Emergência no âmbito do surto pandémico, as aulas presenciais e as dinâmicas a elas associadas foram suspensas.
O quadro de confinamento coloca um conjunto de desafios de sustentação do acesso aos bens e serviços essenciais que salvaguardem a igualdade de oportunidades e assegurem a integração dos que estão em situações mais frágeis nas respostas municipais, estatais e sociais de apoio existentes.
O Município de Ourique tem estado a trabalhar no quadro da comunidade educativa para assegurar a entrega das refeições nos domicílios das crianças e jovens dos escalões de apoio A e B que manifestem intenção de aceder a esse serviço.
De igual modo, está a trabalhar para a concretização de qualquer um dos cenários possíveis em relação ao ano letivo, após a pausa determinada até ao dia 5 de fevereiro: regresso às aulas presenciais, regime misto ou ensino à distância.
Recorde-se que, em 2020, o Município de Ourique adquiriu e entregou a título de empréstimo 82 tablets e 43 routers aos alunos que não dispunham de equipamentos fundamentais para o acesso aos conteúdos pedagógicos do ensino à distância.
Apesar do contexto pandémico, o Município de Ourique continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural.
É importante que se fique em casa sempre que possível.
É fundamental que quando não seja possível, se tomem todas as precauções face ao risco de contágio.
Juntos, vamos conseguir!
Por: CM Ourique