Portugal vai sair da «lista verde» de países de onde se pode regressar ao Reino Unido sem cumprir quarentena, anunciou o «The Telegraph» esta quinta-feira.
A decisão vai ser anunciada durante a tarde desta quinta-feira e entra em vigor no dia 8 de junho, obrigando milhares de britânicos a rever o plano de férias. Será um golpe duro para a economia portuguesa, principalmente para a região algarvia, que se preparava para receber milhares de britânicos.
Será Grant Shapps, ministro dos Transportes e responsável pelo dossiê, a fazer o anúncio oficial. Segundo o «The Telegraph», a decisão foi tomada devido ao aumento de incidência de novas variantes do SARS-CoV-2.
Deste modo, quem chegar de Portugal terá de fazer dez dias de isolamento em casa e dois testes PCR. É um recuo significativo para o Reino Unido, que visa proteger o país de surtos de covid-19 até 21 de junho, quando forem levantadas as últimas restrições.
Portugal é o único que sai da «lista verde» e ficará posicionado na «lista amarela». Permanecem na «lista verde» 11 territórios, dos quais apenas Islândia e Gibraltar aceitam viajantes britânicos.
Acrescenta ainda o jornal britânico que entraram para a «lista vermelh» a o Egito, Sri Lanka, Costa Rica, Bahrein, Sudão, Trindade e Tobago e Afeganistão.
Por: Filipe Vilhena