CONCELHO DE ODEMIRA RECEBE FESTIVAL TERRAS SEM SOMBRA

13:08 - 15/09/2021 ALENTEJO
Orquestra Terra Nova Collective encerra a 17ª edição

Nos dias 18 e 19 de setembro, o concelho de Odemira recebe a última paragem da 17ª edição do Festival Terras Sem Sombra, com um espetáculo de música clássica, em Odemira, pela orquestra Terra Nova Collective, de Antuérpia (Bélgica), e atividades dedicadas ao património e biodiversidade, em Vila Nova de Milfontes.

 

Concerto “Expressão de Forças Absolutas: Mozart e Vanderhaegen”

Depois de vários meses de grandes eventos, o Festival Terras sem Sombra encerra a temporada de 2021 em Odemira, com um programa onde se destaca o concerto pela reputada orquestra de câmara Terra Nova Collective, um dos mais proeminentes ensembles europeus de música antiga da atualidade. Será apresentado o concerto “Expressão de Forças Absolutas: Mozart e Vanderhaegen”, sob a direção de Vlad Weverbergh, que decorrerá no Cineteatro Camacho Costa, pelas 21.30 horas.

 

Guardião do Rio Mira: O Forte de São Clemente

Antes deste espetáculo, durante a tarde do dia 18 de setembro, pelas 15.00 horas, o Festival propõe uma visita ao Forte de São Clemente, em Vila Nova de Milfontes, guardião da foz do Rio Mira há mais de 400 anos. Será um percurso interpretativo pelo núcleo histórico da vila, orientado pelo historiador António Martins Quaresma. Erigido entre 1599 e 1602, em pleno período filipino, no contexto de grave assédio do corso marítimo, o Forte de S. Clemente, exemplo da arquitectura militar maneirista, é um Imóvel de Interesse Público. Foi vendido em hasta pública em 1903, permanecendo aos dias de hoje em mãos privadas. 

Ponto de encontro: Forte de São Clemente

 

Dia da Biodiversidade: Portinhos de Pesca: A Atividade Piscatória no Concelho de Odemira

Na manhã de domingo dia 19 de setembro, pelas 9.30 horas, o convite é para uma ação dedicada à Biodiversidade e à atividade de pesca artesanal praticada em Odemira, com características únicas e adaptadas às condições naturais das falésias e num sensível equilíbrio homem/natureza. A partir do Portinho do Canal, segue-se um percurso pelos portinhos de pesca das freguesias de Vila Nova de Milfontes, Longueira/Almograve e S. Teotónio, guiados por António Jorge Campos (técnico municipal), António Martins Quaresma (historiador) e Mário Pires e Fernando Manuel (pescadores).

Ponto de encontro: Portinho do Canal (Vila Nova de Milfontes)

 

De junho a setembro de 2021, o Festival Terras Sem Sombra celebrou a cultura, o património e a biodiversidade em 10 concelhos das quatro sub-regiões alentejanas – Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, apresentando conceituados artistas internacionais na área da música erudita, em concertos de entrada livre.