A uma semana do regresso à presença física em feiras internacionais, a Portugal Fresh - Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal lançou, hoje, as Fresh Talks, uma série de conversas que dão destaque aos produtos mais exportados pelas empresas portuguesas.
O primeiro episódio já está disponível nas redes sociais e no site da Portugal Fresh.
Na última década, o valor das exportações das Frutas Legumes e Flores nacionais duplicou, de 780 milhões de euros em 2010 para 1,683 milhões de euros em 2020. O sector exporta agora mais de metade do valor da produção. Em 2020, os citrinos registaram um aumento expressivo da procura e, por isso, são o grande tema em destaque na primeira edição das Fresh Talks.
Com 179 milhões de euros de vendas nos mercados internacionais, os citrinos registaram uma subida expressiva de 54% face ao período homólogo de 2019. É no Algarve que se concentra a larga maioria da produção nacional (83%) e, por isso, Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh esteve à conversa com Pedro Madeira, sócio-gerente da Frusoal, a maior Organização de Produtores de Citrinos em Portugal com 1500 hectares em produção.
As Fresh Talks contam com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola. Os próximos episódios serão dedicados ao tomate de indústria, aos pequenos frutos, às flores, e à pera rocha.
Entre 5 e 7 de outubro, a Portugal Fresh regressa à Fruit Attraction, em Madrid. Depois de um interregno provocado pela pandemia da COVID-19 está, agora, prometido o reencontro entre empresas, produtores e retalhistas de todo o mundo.
Sobre a Portugal Fresh
A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal tem 103 associados que representam mais de 4500 produtores portugueses. Criada em dezembro de 2010, a sua missão é valorizar a origem “Portugal” e as características dos produtos nacionais, para além de promover as frutas, legumes e flores nos mercados interno e externo. Saiba mais em www.portugalfresh.org