Município de Aljustrel cria «Kit de Higiene Pessoal e de Limpeza» para famílias mais vulneráveis

13:44 - 10/02/2022 ALENTEJO
O Município de Aljustrel decidiu criar um «Kit de Higiene Pessoal e de Limpeza» para entregar às famílias mais carenciadas do concelho.

Iniciativa, esta, que contou com a colaboração do Grupo Biquímicos, que doou os produtos que o integram, a quem, desde já, a autarquia agradece e reconhece publicamente o gesto solidário.

O objetivo do Município de Aljustrel é, através desta nova medida, proporcionar aos agregados familiares do Concelho de Aljustrel melhores condições de vida, contribuindo, para além da entrega de bens alimentares que já realiza, nomeadamente através de uma parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome, também com produtos de higiene e limpeza.

Recorde-se que estes produtos, por norma, têm custos mais elevados associados e, devido às dificuldades que estas famílias enfrentam, por vezes, têm de ser preteridos em favor de bens de primeira necessidade.

Esta é, assim, também uma forma de a autarquia contribuir, apelando ainda à responsabilidade social das empresas que compõem este território, para que as famílias mais vulneráveis tenham acesso a condições de vida mais dignas.

A primeira ação de construção desta embalagem, composta por diversos artigos de higiene pessoal, mas também para a casa, foi levada a cabo pelo Núcleo de Voluntariado do Concelho de Aljustrel, que é composto por voluntários de diversas idades, e que se associou nesta atividade aos Serviços de Ação Social da Câmara Municipal de Aljustrel.

Esta jornada inseriu-se ainda no âmbito do projeto da Rede Europeia “Volunteering City” – URBACT, do qual o Município de Aljustrel faz parte, juntamente com outros países europeus.

Este é um projeto que pretende dotar este território de boas práticas, numa troca de experiências e de aprendizagens, tendo em conta a promoção da inclusão social e a coesão intergeracional, nomeadamente através do voluntariado.