A grande festa já está a acontecer em Odemira para celebrar os valores da Democracia e Liberdade e o 48º aniversário da revolução do 25 de Abril.
Ao longo do mês serão dinamizadas dezenas de atividades, gratuitas, na sede de concelho, promovidas pelo Município, em colaboração com entidades locais. Nota para as seis exposições patentes ao público, ao longo do mês, a par de um intenso programa de música, cinema, poesia, folclore, cante alentejano, desporto, animação de rua e momentos solenes.
A Exposição Coletiva da Sopa dos Artistas - Associação Local de Artistas Plásticos está patente ao público na Igreja da Misericórdia e reúne trabalhos de Gonçalo Condeixa (pintura e escultura), Inga Geckeler (joalharia), Karolina Kornek Freixial (pintura), Mariana Sobral (pintura), Mariana Dias Coutinho (instalação), Noa Noa (pintura), Pedro Soares (escultura), Philippe Peseux (pintura), Sofia do Vale (ilustração), Tabea Wimmer (pintura) e Thomas Wimmer (escultura). A exposição pode ser visitada de segunda sexta-feira (10.00/13.00 e 15.00/18.00 horas) e aos sábados (10.00/13.00 horas).
A exposição “Da Rua Para as Lojas” apresenta, em diferentes espaços comerciais da vila, 14 trabalhos resultantes de edições de anos anteriores da iniciativa “A arte saiu à rua”, promovida em Odemira e Vila Nova de Milfontes, pela Sopa de Artistas. Conta com obras de André Teixeira (na Loja Tentação), Carlota Bastos (Oficina dos Sentidos), Pedro Pinheiro (Loja Rita), Fábio Ramunni (Café o Chafariz), Philippe Peseux (Loja XXI), João Maria Ferreira (Soares & Guerreiro), Pedro Soares (Soares & Filho), Mariana Sobral (Sapataria Silsport), Philippe Peseux (Barbosa Opticália), Maria Meireles (Farmácia Central), Zenoviy Klymko (Bar-restaurante Fonte Férrea), Philippe Peseux (Café Central), João Santos (Padaria MG&SLDA) e Noa Noa (Florista Jasmim).
A exposição “Testemunhos de Abril” pode ser visitada no Edifício Municipal em remodelação situado na Praça da República, de segunda a sexta-feira (10.00/18.00 horas). São evocadas as comemorações do 25 de abril organizadas pela Câmara Municipal de Odemira desde 1977, sendo desde então a grande festa de Odemira. Além de fotografias do Arquivo Municipal apresenta a ata da reunião de Câmara de 21 de abril de 1977 (onde é deliberada a realização anual das comemorações) e testemunhos áudio.
“A Liberdade Passou Por Aqui” do fotógrafo Alfredo Cunha está patente no Espaço CRIAR – Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional, de segunda a quinta (15.00/19.00) e às sextas-feiras (15.00/21.00 horas). A exposição mostra uma seleção de fotografias captadas por Alfredo Cunha, enquanto fotógrafo do jornal “O Século”, durante a revolta militar de 25 de abril de 1974. Impressas em grande formato, as fotografias revelam o testemunho do autor, na primeira pessoa, da sucessão de acontecimentos da revolução.
“O Lagarto” é o tema da exposição de xilogravuras do artista popular brasileiro José Jacinto Borges, para visitar na Biblioteca Municipal José Saramago, de terça a sábado (10.00/18.00 horas). A mostra apresenta as ilustrações do conto “O Lagarto”, de José Saramago, numa exposição organizada pela Fundação José Saramago.
A partir do dia 21 de abril, o programa conta ainda a exposição documental “Município de Odemira na Revolução de Abril 1974 - 1976”, da autoria do historiador Constantino Piçarra, patente na Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves.