Fundada por um grupo de jovens, a Rádio Horizonte emite em 96.9 FM desde 25 de Abril de 1986.
Rapidamente, esta rádio se impôs como um ponto de referência, uma via de comunicação, principalmente entre a juventude. A primeira emissão em estereofonia, foi realizada no dia 25 de abril de 1986, às 21 horas.
Ação dinamismo e, sobretudo, "carolice", tornavam-se conhecidos nomes como Albano Torres, João Pedro Rodrigues, Vítor Correia, Sérgio Costa, Vasco Fernandes, Ângela Bento, Sérgio Pereira, Baltazar Gomes, Nancy Caixeiro, Deonilde Martins, Eduardo Neves, Paulo Fernandes, Carlos Correia, Paulo Pereira, Orlandino Martins, entre outros. Menos jovem, mas sempre ao seu lado desde a primeira hora, Gilberto Ferro.
Com grande entusiasmo, mas com muitas dificuldades que a levaram a mudar de estúdios 5 vezes e interromper temporariamente as suas emissões. Atualmente já está a funcionar, desde o dia 1 de abril de 2012, numa nova sede, no 1.º andar do Centro Coordenador de Transportes, cedida pelo atual Executivo Camarário.
Conseguiu chegar ao concurso para atribuição de frequências em condições de o disputar e ganhar facilmente uma das frequências disponíveis para o concelho de Tavira. Apesar das dificuldades, a Rádio Horizonte queria chegar mais longe e cada vez com melhor qualidade, sempre foi o sonho de todos. Em meados de 1995, o emissor principal foi instalado a 550 metros de altitude, na Serra de Alcaria do Cume. Com o aumento de potência, adquiriu novo emissor de 2000 Watts o que atualmente lhe permite cobrir todo o Algarve, vastas zonas do Baixo Alentejo e Sul de Espanha e, mais tarde, uma microcobertura para o concelho de Tavira em 106.8 Fm.
Atravessou ao longo da sua existência várias fases, tanto a nível da programação, como a nível musical. Atualmente, detém uma posição de prestígio no panorama das rádios regionais, mercê da sua programação 24 horas por dia, com serviços noticiosos próprios, os quais nos dias de hoje, são feitos por um jornalista profissional que ali iniciou a sua profissão, o Ademar Dias.
Com outros Jornalistas freelancers, como é o caso do Paulo Moreno, que faz a cobertura do Raly de Portugal e o programa Pilotos e Máquinas; o Jornalista Teixeira Correia, o Fernando Gregório, Dr. José Soares fazem as coberturas da “Volta a Portugal” e da “Volta ao Algarve”.
Sendo um rádio, moderna e dos tempos de hoje, as novas tecnologias de informação, assumem um papel importante na emissão, produção e interação com os ouvintes. Por isso, a Horizonte Algarve, em 2020 entra num um novo capítulo com emissões em multimédia.