O Portimonense perdeu hoje com os franceses do Mónaco (0-2), no primeiro jogo particular de pré-época do clube da I Liga de futebol, que no Estádio Municipal de Lagos utilizou seis dos sete reforços já anunciados.
Os golos de Ben Yedder, 43 minutos, e de Fofana, aos 89, definiram uma partida em que os algarvios, utilizando 25 jogadores, deixaram melhores impressões na primeira parte, nomeadamente pelo extremo direito Rui Gomes, uma das 'caras novas' para a nova temporada.
O Portimonense, com três reforços no 'onze' inicial - além de Rui Gomes, o lateral esquerdo Moustapha Seck e o avançado Yago Cariello -, iniciou a partida com um esquema de '4-4-2' em que os jovens Paulo Estrela e Bruno Reis ocuparam o 'miolo', dando boas indicações na primeira metade.
A equipa algarvia, a tentar pressionar alto e a atacar mais pela direita, criou algumas ocasiões, nomeadamente por Bruno Reis (cinco minutos), Rui Gomes (16) e Welinton Júnior (19), mas os remates não saíram com a melhor direção.
O Mónaco, terceiro classificado na última edição da Liga francesa, que tinha criado perigo por Golovin (10), teve a ocasião mais perigosa da primeira meia hora de jogo, num contra-ataque rápido que Volland finalizou para defesa de Samuel (23).
O jogo manteve-se equilibrado e, depois de um livre direto de Rui Gomes que quase enganava Majecki (40), a equipa francesa chegou à vantagem, três minutos depois: o português Gelson Martins, servido nas costas da defesa, foi até à linha de fundo e tocou para trás, Pedrão falhou a interceção e Ben Yedder aproveitou, rematando com o pé esquerdo.
Após o intervalo, Paulo Sérgio mudou todo o 'onze', colocando em campo mais três reforços - os laterais Zié Ouattara e Gonçalo Costa e o central Vinicius -, mas o ritmo e a qualidade de jogo baixaram bastante em relação à primeira metade.
Com as várias substituições a tirarem emoção à partida, só aos 76 minutos é que o Portimonense voltou a criar perigo, numa incursão individual de Fabrício pela esquerda, finalizada com remate travado pelo guardião Didillon.
O Mónaco respondeu com um remate à barra de Mohamed Bamba, logo a seguir (77), e, já depois de um remate à barra e recarga de Okou, que Payam desviou para canto (88), chegou mesmo ao 2-0, por Fofana (89).
O lateral direito Pastor, o sétimo reforço do Portimonense, que apenas chegou esta semana ao Algarve, aqueceu, mas acabou por não ser utilizado.
Jogo disputado no Estádio Municipal Fernando Cabrita, em Lagos.
Portimonense – Mónaco, 0-2.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Ben Yedder, 43 minutos.
0-2, Fofana, 89.
Equipas:
- Portimonense: Samuel, Moufi, Pedrão, Relvas, Seck, Paulo Estrela, Bruno Reis, Rui Gomes, Anderson Oliveira, Welinton Júnior e Yago Cariello. Jogaram ainda: Payam, Zié Ouattara, Willyan, Vinicius Guarapuava, Gonçalo Costa, Henrique Jocú, Felipe Dini, Luquinha, Kim, Sapara, Ricardo Matos, Ewerton, Lazaar e Fabrício.
Treinador: Paulo Sérgio.
- Mónaco: Majecki, Ruben Aguilar, Maripán, Badiashile, Jakobs, Matazo, Jean Lucas, Gelson Martins, Golovin, Volland e Ben Yedder. Jogaram ainda: Magassa, Mohamed Bamba, Lemarechal, Matsima, Boadu, Akliouche, Disasi, Fofana, Didillon, Caio Henrique e Okou.
Treinador: Philippe Clement.
Árbitro: Ricardo Baixinho (AF Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Matazo (21), Maripán (40), Welinton Júnior (40), Sapara (64), Caio Henrique (83) e Vinicius Guarapuava (86).
Assistência: 100 espetadores.