João Neves conhece projetos inovadores em destaque no concelho
e visita investimentos em curso no setor da Economia do Mar
No âmbito do roteiro «Encontros para a Competitividade e Inovação» da região do Algarve, o Secretário de Estado da Economia, João Neves, visitou a empresa Nautiber - Estaleiros Navais do Guadiana, em Vila Real de Santo António.
A iniciativa foi organizada pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e integrou um conjunto de reuniões com entidades e empresas, procurando dar a conhecer o tecido empresarial regional e fomentar sinergias entre os agentes públicos e privados.
A visita à Nautiber foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, pelo vice-presidente da autarquia, Ricardo Cipriano, e pelo sócio-gerente da Nautiber, Rui Roque. Integraram ainda a comitiva o presidente da Agência Nacional para a Inovação (ANI), o presidente do COMPETE, o presidente do IAPMEI, a vice-presidente da CCDR Algarve e o presidente do NERA.
Durante a jornada de trabalho, o autarca vila-realense, Álvaro Araújo, apresentou ao Secretário de Estado da Economia os investimentos privados que estão em curso, no concelho, relacionados com a Economia do Mar, designadamente na área da aquicultura, da indústria conserveira e da construção e reparação naval.
Por outro lado, foi colocada em evidência a importância estratégica que o município está a imprimir neste setor - em conjunto com stakeholders e empresários locais - para levar por diante os projetos de criação do Centro Tecnológico Industrial - Pólo de Formação para a Construção e Reparação Naval, bem como a criação de Pólo de Inovação Digital.
Foi igualmente destacada a resposta proativa que o município de VRSA tem dado às linhas de apoio promovidas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nomeadamente a Estratégia Local de Habitação, que será agora apresentada no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, para um investimento total de 100 milhões de euros.
Ainda na linha das boas práticas, foi também apresentado ao Secretário de Estado o projeto de candidatura do Centro Comercial a Céu Aberto de VRSA à medida «Bairros Digitais», com vista a potenciar a transição digital das empresas locais, num investimento total de aproximadamente 1,8 milhões de euros.