O Erasmus é uma oportunidade única no teu percurso académico e por tens de conhecer as melhores cidades para te candidatares.
Estás indeciso(a) sobre o país europeu onde vais passar o teu período de Erasmus? Nós sabemos que a oferta é muita, variada e diferente e por isso queremos ajudar-te.
Tendo em conta o tempo, a cidade, o custo de vida e as experiências de outros estudantes, reunimos aqui cinco cidades ideais para estudar no estrangeiro. Podes ficar-te já pelo país vizinho mas também te desafiamos a pensar um bocadinho mais longe dentro do continente europeu. É, por excelência, a cidade com a universidade mais antiga do mundo ocidental e portanto um ótimo local para investires nos teus estudos (estás a reconhecer o nome de licenciatura pós-bolonha?). Em Bolonha podes aproveitar a cidade ao máximo enquanto estudas porque é ainda um dos tesouros de Itália, relativamente resguardada do turismo em massa.
Com um toque de clássico mas também moderno, a cidade reúne pontos históricos como a Basílica de São Petrónio ou a Basílica de San Domenico, mas também os já conhecidos Piazza Verdi ou Piazzetta Marco Biagi para conviver à noite com os amigos.Apesar de não conseguires comparar diretamente, porque a moeda oficial da República não é o Euro, podemos garantir que Praga é uma das cidades mais baratas para se estudar em Erasmus.
Os alimentos, bebidas e transportes são bastante acessíveis, o que facilita o período de Erasmus para conheceres à vontade a cidade sem grande peso no orçamento. E se és fã de cerveja, então toma nota que também em Praga são grandes apreciadores da bebida. É também a cidade idealpara viajar nos tempos livres para outros países europeus de comboio por exemplo.Não saberes polaco não é problema porque na Cracóvia podes apostar no inglês. É um dos países mais baratos para se estudar, pelo baixo custo de vida e pelos valores dos transportes públicos. O berço de vários compositores clássicos e artistas de cinema, Polónia é também casa para vários festivais, feiras e concertos – ideais para aproveitares durante o teu período de Erasmus.
Só uma nota: não te esqueças que não existe euro na Polónia pelo que terás de trocar o dinheiro (mas as taxas de câmbio são baixas).Muitos não conhecem a história académica em Budapeste mas a verdade é que a vida na cidade tem cativado muitos estudantes para uma experiência de Erasmus. Se procuras alojamento barato, baixo custo de vida, e um “ponto central” para conheceres a Europa, então é esta a cidade que deves escolher.
Em termos de alojamento quase todas as universidades têm residências ou dormitórios, mas encontrar um quarto fora do campus também é extremamente fácil e barato. Em termos sociais as aulas e os estudos continuam por bibliotecas, cafés e restaurantes mas as noites são reservadas para as festas de estudantes.Não tens de viajar muito se escolheres ir para Barcelona mas garantimos que a experiência será diferente em relação ao que já vives nas cidades portuguesas. Uma cidade multicultural, Barcelona é o lugar ideal se não queres perder a oportunidade de experienciar o botellón nas Ramblas durante a noite, e depois passeares durante o dia em busca de cultura (claro, depois de estudares e de teres aulas).
Para uma das melhores cidades para viver a nível de transportes públicos, pelo que ficarás salvaguardado nesse aspeto, podendo mover-te facilmente pela cidade. Barcelona, tem um custo de vida semelhante ao de Portugal e no que respeita ao idioma as semlhanças também são muitas.
Por: Idealista