Quando é que a transferência do apoio de 125 euros pode falhar?
Desde logo, importa recordar que este apoio de 125 euros por trabalhador só abrange pessoas com rendimentos anuais brutos até 37.800 euros na declaração de IRS de 2021 e residentes em Portugal. Há ainda apoios a beneficiários de prestações sociais que foram pagos esta segunda-feira, dia 24 de outubro, pela Segurança Social.
Para que a transferência deste cheque de 125 euros seja efetuada com sucesso é preciso que o Fisco tenha acesso ao teu IBAN e que o IBAN inserido seja correto. «A AT emite a ordem de pagamento do Apoio Extraordinário, em primeiro lugar, para o IBAN que constar associado ao registo de cada contribuinte, e, para o efeito, o IBAN deve encontrar-se no estado de «confirmado’», esclarecem desde as Finanças.
«Caso não exista um IBAN no estado de «confirmado» associado ao registo do contribuinte, a ordem de pagamento será emitida para o IBAN constante na declaração de rendimentos relativa ao ano de 2021. A informação sobre o IBAN associado ao registo de cada contribuinte e qual o seu estado, está disponível para consulta, inserção ou alteração, no Portal das Finanças na funcionalidade ‘Alterar IBAN’», explicam ainda.
Até ao momento, as transferências dos apoios falharam para 200 mil contribuintes, que têm o IBAN incorreto no Portal das Finanças, disse o secretário de estado.
Se por algum motivo o Estado não conseguir realizar o pagamento do apoio de 125 euros, serão realizadas novas tentativas. Quem o diz é o próprio secretário de Estado dos Assuntos Fiscais: «No próximo mês voltaremos a fazer transferência. Todos os meses voltaremos a correr a base de dados para tentar fazer o pagamento que não conseguimos na primeira vez», disse citado pela RTP.
No caso dos contribuintes que não têm conta bancária, Mendonça Mendes esclareceu quando terminarem as tentativas mensais de transferências bancárias, será realizada uma avaliação para ver quem ficou de fora.
Por: Idealista