De entrada livre, este momento musical destina-se a maiores de 6 anos.
J. S. BACH (1685 – 1750)
P. HAAS (1899 – 1944)
A. DVOŘÁK (1841 – 1904)
Bach: Não se sabe, ao certo, as razões que levaram Bach a escrever os Seis Concertos com Vários Instrumentos, dos quais, nesta ocasião, será ouvido o Nº 1. Considerados como expoentes máximos da música instrumental do período barroco, é notável o total domínio da escrita musical de Bach neste género musical em grande desenvolvimento na época, o Concerto, em que instrumentos a solo sobressaem do ensemble instrumental, numa alternância diversificada e imprevisível.
Haas: Composto e estreado no campo de concentração nazi Theresienstadt, para onde Haas foi levado em 1941, dadas as suas origens judaicas, o Estudo para Cordas está pejado de simbolismo histórico, social e humano.
Dvorák: A «Suite Checa» de Dvorák lembra a imprevisibilidade da natureza bucólica europeia. O estilo, hoje conhecido por checo, incorpora padrões únicos de modulação, ritmos e outros elementos distintivos fundamentais, facilmente reconhecíveis até pelo ouvinte menos familiarizado com este compositor.