Na sessão de apresentação do livro Um Niemeyer É Sempre Um Niemeyer de Carlos Oliveira Santos, dia 29 de Abril, sábado, às 18.30, na FNAC Faro, debruçar-nos-emos sobre o projeto que Oscar Niemeyer concluiu, em 1965, para o Algarve, em Pena Furada, Vila do Bispo.
Tratava-se de um vasto conjunto urbanístico, com valias habitacionais, culturais e turísticas, incluindo um aeroporto, uma igreja e variados tipos de construções, sempre com o cuidado de se integrar na paisagem e de a respeitar (imagens anexas).
Promovido pela empresária Fernando Pires da Silva, nunca foi construído, mas, a tê-lo sido, seria, hoje, um ícone mundial da arquitetura moderna, capaz de atrair visitantes de todo o mundo e de proporcionar à região uma centralidade internacional, como sucede presentemente em Avilés, na Espanha, em Leipzig, na Alemanha, na Provença, em França, em Trípoli, no Líbano, ou em Constantine, na Argélia, entre muitos outros locais onde existem obras de Niemeyer.
Sábado, dia 29 de Abril, com a participação do autor e do arquiteto Luís Matos, presidente do Conselho Diretivo Regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos, e do arq. anglo-brasileiro Raphael Iruzun Martins, e ainda um depoimento do arq. Álvaro Siza, um poema visual do arq. Santiago Calatrava, a fotografia de Paula Klien e uma mensagem do arq. Paulo Niemeyer, bisneto de Oscar.
Não é só arquitetura; é um sentido momento de cultura, com o Algarve no coração!
Entrada livre! Não falte