NUM ANO PARTICULARMENTE SIGNIFICATIVO, POR COMPLETAR 35 ANOS DE TRABALHO, A OIKOS RECEBEU UMA MEDALHA DE MÉRITO DO MUNICÍPIO DE OEIRAS RECONHECENDO O SEU TRABALHO NA ÁREA DA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO.
Sendo uma Organização portuguesa voltada para o Mundo, com diversos escritórios internacionais, é no Município de Oeiras que tem implantada a sua sede desde 2008.
A ação da Oikos em Portugal, África e América Latina, incide nas áreas de ambiente e alterações climáticas; segurança alimentar e economia local; acesso aos serviços sociais básicos; cidadania e Direitos Humanos.
Em Portugal, o foco têm sido as áreas de educação para a cidadania global, equidade de género, prevenção do tráfico de seres humanos, ambiente e alimentação.
De forma particular, no Município de Oeiras, temos vindo a reforçar a dinamização do negócio social Smartfarmer, que contribui para a aproximação entre produtores e consumidores portugueses. Temos dinamizado diversos mercados municipais, valorizando a produção nacional. Igualmente relevante, é a promoção da alimentação saudável nas empresas e a distribuição de cabazes solidários junto de famílias carenciadas. É especialmente esta ação social que a Oikos pretende reforçar, de modo a contribuir para uma transição alimentar justa e sustentável dos cidadãos e cidadãs residentes em Oeiras, num momento particularmente difícil para as famílias que enfrentam os custos acrescidos pela inflação nos preços dos bens essenciais.
Nas palavras do Presidente do Conselho Diretivo da Oikos, João José Fernandes, «é com muita gratidão e sentido de responsabilidade que a Oikos recebeu este reconhecimento, renovando a nossa energia e entusiasmo para continuar a trabalhar por um mundo mais justo e sustentável.»