As Bandeiras Azuis atribuídas às praias de Vila do Bispo foram hasteadas, ontem, 22 de junho, numa cerimónia que contou com a presença de representantes da Câmara Municipal, da Agência Portuguesa do Ambiente – ARH Algarve, da Autoridade Marítima, da GNR, da Saúde Pública de Vila do Bispo e das Juntas de Freguesia do concelho.
Este símbolo de qualidade ambiental foi hasteado nas praias Cordoama, Castelejo, Tonel, Mareta, Martinhal, Ingrina, Zavial, Salema e Burgau. A atribuição deste galardão atesta a qualidade das águas balneares, das infraestruturas de apoio e das ações de informação e educação ambiental realizadas nas praias do concelho.
Paralelamente, a praia da Salema voltou a receber a bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos”, galardão atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) que distingue zonas balneares que apresentem condições de acessibilidade e serviços para pessoas com mobilidade condicionada.
Ainda neste dia, as praias de Cabanas Velhas, Burgau, Salema, Zavial, Ingrina, Castelejo, Cordoama, Mareta e Tonel hastearam, também, a bandeira “Qualidade de Ouro”, atribuída pela associação ambientalista Quercus, que distingue a qualidade das águas das praias tendo em consideração as análises efetuadas às águas balneares ao longo das cinco últimas épocas.
Para o município de Vila do Bispo as distinções, atribuídas por estas três entidades, representam o reconhecimento da qualidade ambiental das praias do concelho, que aliada às suas singularidades faz com que sejam cada vez mais procuradas pelos veraneantes.