Que cuidados é preciso ter na hora de arrendar uma casa de férias, de forma a evitar fraudes ou ser enganado? Explicamos.
São muitas as pessoas, portugueses e estrangeiros, que optam por passar férias em casas arrendadas. Uma tendência que ganhou força nos últimos anos quer em Portugal quer em outros países, como por exemplo em Espanha. Mas há que ter cuidados na hora de arrendar uma casa de férias no chamado Alojamento Local (AL), de forma a evitar fraudes ou ser enganado.
Apresentamos em baixo algumas dicas – desenvolvidas pelo Colegio Oficial y Asociación de Agencias y Agentes Inmobiliarios de Madrid (COAPIMADRID - AIM) – que ajudam os consumidores a estarem mais atentos a eventuais “golpes” relacionados com o arrendamento de curta duração, bem como a outras transações imobiliárias.
Dicas para evitar fraudes no arrendamento de curta duração
Com o início da chamada época de verão e das tão desejadas férias, a COAPIMADRID – AIM recomenda que os consumidores sigam uma série de orientações essenciais para evitar “armadilhas” e fraudes. Estas são algumas das normas a ter em conta:
Tenha cuidado com mensagens que contenham links suspeitos. Encontrar anúncios em plataformas online conhecidas não é por si só totalmente confiável, pois os criminosos usam essas plataformas para apresentar falsos anúncios. É importante aprender a identificar perfis falsos e evitar clicar em links e em e-mails não confiáveis;
Faça comunicações e pagamentos sempre através de sites ou plataformas seguras. Tenha cuidado ao fornecer dados de acesso à internet, senhas ou códigos por SMS. As conversas por WhatsApp não são adequadas para estabelecer uma relação contratual. Desconfia se te for solicitado um adiantamento em dinheiro imediatamente;
Verifica a identidade do interlocutor e suspeita se há um tom de certa forma urgente por parte do anfitrião. Antes de entregar qualquer documentação, dados financeiros ou pessoais, é fundamental verificar a identidade e qualificação profissional do interlocutor. É aconselhável ler atentamente o perfil do anfitrião e os comentários dos hóspedes anteriores antes de tomar uma decisão;
Desconfia de ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Deve ter-se cautela ao lidar com ofertas que combinam preços excessivamente baixos com imagens ou descrições atraentes do alojamento. Se um proprietário fizer muitas alterações durante o processo de reserva (como oferecer diferentes métodos de pagamento, enviar endereços de contato que não correspondem ao anúncio ou propor um anúncio diferente que não o originalmente publicado)… pode ser um oportunista/criminoso;
Às vezes, a alegação falsa oferece acesso a garantias financeiras ou hipotecárias;
Opta por recorrer a um profissional reconhecido e credenciado.
Por: Idealista