Projeto «Waterworld» organiza oficina de construção de embarcações com materiais reciclados na Culatra

18:31 - 30/07/2023 FARO
A 9 de setembro realiza-se uma regata no Cais da Culatra com os barcos construídos na oficina
O projeto multidisciplinar "Waterworld", que visa refletir sobre a subida das águas do mar como consequência do aquecimento global, cruzando várias áreas e disciplinas, vai  organizar uma oficina de construção de embarcações com materiais reciclados na ilha da Culatra aberta a maiores de 14 anos. A oficina, de entrada gratuita, realiza-se nos dias 29 e 31 de agosto, 2, 5 e 7 de setembro, das 15h30 às 18h30 na Escola E.B. da Culatra. No dia dia 9 de setembro estas construções vão integrar uma regata, para um pequeno circuito em torno do Cais da Culatra.
 
O mar é lugar de circulação, marcado por rotas comerciais e frotas invasoras, linhas de fuga e refúgios para todo o tipo de desertores. A água que sobe vem reclamar esse papel.
 
O resultado final do Waterworld, projeto que tem vindo a ser desenvolvido desde o início de 2023 em torno da subida das águas do mar por conta das alterações climáticas, será apresentado no Convento de Santo António e nas minas de sal Gema, em Loulé, em novembro de 2023.
 
"Waterworld" envolve a criação de objetos, de textos ficcionais, peças audiovisuais e de micro-eventos com a comunidade que vão acompanhar o processo criativo, que será condensado enquanto instalação audiovisual e plataforma online.
 
PRÓXIMAS DATAS
 
Onde antes a estrada, agora um canal - Ria Formosa - 28 de agosto a 11 de setembro (Oficina de construção de embarcações)
 
29 e 31 de agosto, 2, 5 e 7 de setembro, 15h30 - Escola EB da Culatra
 
Regata: 9 de setembro, 11h - Cais da Culatra
 
O mar é lugar de circulação, marcado por rotas comerciais e frotas invasoras, linhas de fuga e refúgios para todo o tipo de desertores. A água que sobe vem reclamar esse papel.
 
Nesta residência vamos trabalhar em conjunto com a Associação de Moradores da Culatra e a Moju, associação juvenil de Olhão numa oficina de construção de embarcações que vai culminar numa regata final.
 
Participantes: maiores de 14 anos
 
Inscrições para sphere4.info@gmail.com (Inscrições gratuitas, limitadas a 20 participantes)
 
 
Exposição final - Loulé - Convento de Santo António e Minas de Sal Gema (exposição)
 
Abertura convento de Santo António: 10 de novembro, 18h30 (patente até 26 novembro)
 
Abertura minas de sal gema: 11 de novembro, 14h (patente até 26 novembro)
 
A instalação reunirá o material produzido durante as residências, ocupando o Convento de Santo António e uma galeria das minas de sal gema, em Loulé. A abertura vai ser acompanhada de um concerto do Coro Infantil de Loulé, a partir da composição criada por António Lourenço Menezes desde o texto da Joana Bértholo.
 
Participantes: Bruno Caracol, Joke Van den Heuvel, Pavel Tavares, Rita Castro
 
 
Fecho - Ílhavo - 7 a 14 de dezembro
 
Organização final do material produzido, construção da plataforma online, redação dos relatórios. Passeio conduzido pelos artistas, conversa aberta ao público, abrindo pontes territoriais.
 
Participantes: Bruno Caracol, Joke Van den Heuvel, Pavel Tavares, Rita Castro e a designer Ana Baliza. 
 
 
FICHA TÉCNICA
 
Equipa artística: Bruno Caracol, Joke Van den Heuvel, Pavel Tavares, Rita Castro, Joana Bértholo, António Lourenço Menezes
 
Produção: Luísa Rosa Baptista
 
Gestão financeira: Ricardo Baptista
 
Comunicação e Assessoria de imprensa: Rita Bonifácio / Paris Texas
 
Identidade gráfica: Ana Baliza
 
Colagens: Júlia Moita
 
Programação web: Joel Domingues
 
Financiamento: DGArtes / República Portuguesa, Câmara Municipal de Loulé, 23 Milhas / CM de Ílhavo
 
Parcerias: Antena 2, Centro Ciência Viva do Algarve, Devir Capa, Alfaia, Oficinas do Convento, Associação de Moradores da Culatra, Culatra 2030, Agrupamento Alberto Iria