19, 20, 21 e 22 de setembro no Teatro Lethes em Faro
2ª Edição do AGUARTe
Num mundo cada vez mais consciente da importância da água como recurso vital, a educação e a sensibilização da população em todas as faixas etárias tornam-se cruciais. A água é um elemento essencial para a vida e o desenvolvimento sustentável de qualquer sociedade, mas a sua escassez é uma realidade crescente que exige a atenção de todos.
Na Águas do Algarve reconhecemos a importância da Educação e sensibilização da população em todas as faixas etárias como sendo fundamental para enfrentar esse desafio. A compreensão da importância da água, o seu ciclo, as ameaças que enfrenta e como podemos preservá-la são conhecimentos essenciais que todos devem adquirir. A água é um recurso finito e precioso que todos partilhamos. Se não tomarmos medidas agora para educar e sensibilizar a população sobre a sua importância e preservação, as futuras gerações enfrentarão uma crise ainda mais grave. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir um futuro sustentável para todos. Um dos formatos e ferramenta que identificámos como tendo elevado potencial de transmitir mensagens poderosas e mobilizar o público relativamente às questões da água e à sua preservação, é o Teatro. De uma forma artística e expressiva, com narrativas envolventes e emocionais, ao mesmo tempo que divertidas, aborda e inspira o envolvimento da sociedade instigando a mudanças positivas nas atividades diárias.
E é assim, que tem lugar a 2ª Edição do AGUARTe. Será nos dias 19, 20, 21 e 22 de setembro no Teatro Lethes em Faro, que levará até cerca de 600 jovens do secundário toda a sabedoria preparada pelo grupo de teatro da Academia Sénior da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Faro / Loulé. Repletos de conhecimento hídrico e motivação, é com muito gosto que o grupo de teatro da academia Sénior da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Faro / Loulé se prepara para a estreia da sua nova peça de teatro dirigida aos jovens do secundário. Após alguns meses de trabalho árduo, sob a mestria do encenador e produtor Pedro Monteiro, o grupo que em 2022 contava com 11 elementos, viu a equipa manter-se e ser reforçada fechando com chave de ouro esta que é a segunda edição do projeto inovador que une a Águas do Algarve e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Faro / Loulé.
O sucesso da 1ª edição do AGUARTe teve um impacto tão positivo em todos os seus envolventes que a criação do novo trabalho artístico do grupo de teatro sénior é em si um processo natural e uma oportunidade única de levar a outros a imensa sabedoria de quem toda a vida soube valorizar cada gota de água.
A Água aliás que é a primeira preocupação da Águas do Algarve e deste grupo de sábios anciões cujo objetivo é promover a consciência ambiental e levar a todos esta preocupação com o cenário hídrico da região algarvia. Preocupação esta que deveria ser inata e instintiva a cada visitante e residente algarvio.
As sessões direcionadas ao público do secundário acontecerão no Teatro Lethes às 15h30 de dia 19 e às 10h30 dos dias 20, 21 e 22 de setembro.
Além dos jovens, pretende-se levar também o projeto AGUARTe a mais 4 espetáculos direcionados à população em geral de 4 municípios algarvios em datas e locais ainda a definir.
A água é a chave para um desenvolvimento sustentável equitativo.
Fica o convite para assistir a uma peça que não o vai deixar indiferente.
Um projeto em Parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa – Faro, e o Teatro Lethes.
Por: Teresa Fernandes