A Associação de trabalho e desenvolvimento social WallRide, em parceria com a Fundação Britânica Ben Raemers, marcou o Mês da Prevenção do Suicídio num evento especial realizado como parte dos WallRide Sundays.
Este evento mensal, de temática variada, ocorre no último domingo de cada mês no skatepark de Faro, onde a Associação sem fins lucrativos WallRide está localizada.
A Fundação Ben Raemers foi criada em memória do skater profissional britânico Ben Raemers, que, tristemente, tomou a própria vida aos 26 anos. O objetivo principal da fundação é preservar o legado de Ben e ajudar a prevenir mais tragédias relacionadas com o suicídio. A fundação procura capacitar a comunidade de skate com as competências e ferramentas necessárias para apoiar uns aos outros na compreensão e abordagem da saúde mental, acreditando firmemente que o suicídio é uma morte prevenível e que todos podem colaborar para salvar vidas.
O evento, organizado pelo departamento feminino e LGBTQI+ da WallRide, conhecido como South Girl Skate, incluiu a participação da comunidade, que foi convidada a partilhar as suas razões para viver num cartaz público. Durante o evento, a comunidade colaborou na criação de uma sinalética na sede social da WallRide, marcando-a como um lugar seguro para aqueles que estão a enfrentar momentos difíceis e precisam de ajuda.
O evento contou com música, fornecida pelo DJ residente da Associação, Grandmaster Dre, e deliciosos bolos fornecidos pelo projeto parceiro local Lemon Berry.
A noite terminou com uma exibição de vídeos e documentários fornecidos e recomendados pela Ben Raemers Foundation, nos quais a saúde mental foi abordada sob a perspetiva de Ben e outros skaters influentes. A temática enfatizou a importância da normalização do pedido de ajuda, o apelo à comunidade para eliminar o estigma associado à busca de ajuda profissional, a promoção da vulnerabilidade e a consciência dos perigos do recurso a excessos como forma de lidar com problemas psicológicos.
Viriato Villas-Boas, Presidente da Associação WallRide, declarou: "A nossa comunidade é incrível, demonstrando uma sensibilidade e criatividade extraordinárias, mas não está imune às pressões sociais tóxicas e desatualizadas no contexto da saúde mental. Eventos como este, apoiados por parceiros estabelecidos como a Ben Raemers Foundation, são de extrema importância na desconstrução de estigmas ultrapassados, que por vezes têm consequências fatais. Andar de skate juntos não é suficiente para nos afirmarmos como comunidade; é fundamental criar espaços seguros e promover partilhas sinceras e honestas, que efetivamente possam salvar vidas - sejam skaters ou não. A WallRide é um projeto que se destina a servir e ajudar seres humanos, independentemente das suas origens desportivas, culturais ou sociais."
A noite terminou de forma mais descontraída, com a estreia de um vídeo que documenta uma visita da WallRide a Guimarães. O vídeo foi editado no âmbito da Lodo Zine, o braço comunicativo da WallRide, sob a direção e edição de Frederico Cardoso.
A WallRide é uma Associação sem fins lucrativos que se dedica a abordar diversas questões sociais, desde a proteção de minorias étnicas e de género até ao combate consistente ou pontual à pobreza extrema e à criação de espaços seguros, tanto física como socialmente.
Por: WallRide